Como viajar de Cartagena a Barranquilla e de Barranquilla a Santa Marta

Há pelo menos duas formas de se deslocar pela costa caribenha da Colombia, as duas por terra. A mais econômica é utilizar os ônibus que saem dos “terminais de transportes” das cidades. A outra, bem mais confortável e um pouco mais demorada, é pegar um coletivo da empresa MarSol, com seu serviço “puerta a puerta”. Ele te pega na porta do Hostel (ou Hotel), mas não te deixa na frente do local que vai ficar.

Saiba mais



Marsol

Se você pegar o transporte na oficina (garagem) da empresa, paga COP 20.000 até Barranquilla, e o pagamento deve ser feito no local. O trecho entre Cartagena e Santa Marta sai por COP 40.000. Caso o transporte venha lhe pegar na porta do seu hostel ou hotel, adicione mais COP 3.000.

O “puerta a puerta” vai fazer com que você, certamente, rode pela cidade, pois vai buscar outras pessoas onde estão hospedadas até parar em frente a sede da Marsol. E o pagamento deve ser feito para o motorista. A grande vantagem é que tem ar-condicionado.

Verifique as ruas (calles e carreras, geralmente identificadas por números) por onde o ônibus passa , pois ele segue uma “ruta” pré-determinada. Não vai deixá-lo exatamente na porta do seu hostel, porém, certamente, bem próximo.

Dei preferência sempre por viajar via Marsol, pois sempre fiquei um tanto longe da Estacion. A recepcionista chamava o transporte e me dava as informações da “ruta” e procurava no mapa o melhor ponto para “bajar” (descer do ônibus). Muito tranquilo, todas as vezes.

Estacion de transporte

Ficam um pouco afastadas dos centros das cidades. Alguns ônibus não possuem ar-condicionados e custam COP 12.000 (até Barranquilla) ou COP 24.000 (trecho Cartagena – Santa Marta). Para evitar caminhar alguns quilômetros, é possível que você tenha que pegar um outro ônibus (COP 2.000) ou um taxi.

Além do preço mais econômico, a vantagem é que são praticamente “diretos”. Param em algumas vilas no caminho. Mesmo assim, são mais rápidos que o transporte da Marsol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *