Como é a trilha para Laguna 69, no Peru, em Huaraz

Não é fácil chegar lá, mas também não é tão difícil. A trilha até a Laguna 69 tem pouco mais de 7km desde o posto de controle do Parque Huascarán, em Cebollapampa, local mais próximo que um veículo consegue chegar.

Em Huaraz, o principal desafio dos percursos não é a distância, e sim os efeitos do soroche, o mal de altitude ou montanha. No caso da trajeto até a Laguna 69, são os mais 750 metros de aclive acumulado (a ‘altura’ que você vai subir caminhando), alcançando os 4600 metros acima do nível do mar. Os brasileiros ainda podem adicionar um desafio adicional: suportar as baixas temperaturas e o vento cortante.

Nesse artigo, reunimos todas as informações que você precisa para fazer a trilha para Laguna 69. Confere aí!



Parque Nacional Huascarán

A Laguna 69 fica dentro do Parque Nacional Huascarán. Ele preserva 434 lagos, 120 circuitos de trekkings e centenas de montanhas. Deste total, mais de 50 nevados estão acima dos cinco mil metros, incluindo o Huascarán, o mais alto do Peru, com 6768 metros. Com esse currículo, acabou sendo classificado, pela Unesco, como Patrimônio Natural da Humanidade.

A entrada do parque custa PER 30 por dia. Caso você pretenda fazer várias trilhas pelo parque, o melhor é comprar o boleto válido por três dias, por PER 60, ou por 30 dias, por PER 150 (valores de 2018).

Se você vai para a região, vale muito a pena conhecer, também, a Laguna Churup e o Glacial Pastoruri. E se você tiver quatro dias e gosta daquele contato mais próximo com a natureza, não deixe de fazer o trekking pela Cordilheira Blanca (Quebrada Santa Cruz), percorrendo os pés da maior cadeia de nevados em uma zona tropical no mundo.

Como chegar na Laguna 69

Em primeiro lugar, não aconselhamos a fazer esse passeio de forma autônoma. Quem visita a Laguna 69 costuma ficar em Huaraz, uma cidade com 100 mil habitantes, a oito horas de ônibus ao norte de Lima. Como Huaraz é maior e possui uma infraestrutura melhor, é de lá que saem a maioria dos tours e onde estão a maior parte dos hosteis e restaurantes da região.

De Huaraz até a Laguna 69, são quase quatro horas de estrada. Primeiro, é preciso ir até Yungay, uma cidade que fica a quase três horas de Huaraz. Depois, é necessário pegar um transporte particular até o início da trilha, em Cebolla Pampa, cerca de uma hora da cidade. Se você estiver sozinho ou em duas pessoas, vai lhe sair até mais caro que contratar um tour, cujo preço médio é de PER 35.

Somente prepare-se para acordar cedo: o ônibus das agências passam pelos hosteis entre as 5h e 5h30 da manhã.

Onde contratar uma agência

Diversas agências fazem esse passeio e não há muita diferença entre o serviço oferecido por elas. No Peru, elas atuam como captadoras de clientes e os repassam para uma operadora de turismo. Quando você fizer o passeio, vai encontrar pessoas que contratam o tour pelas mais diversas empresas e pagaram os mais variados preços.

Certifique-se, apenas, de ter um comprovante caso fizer o pagamento do passeio antecipadamente. Também lembre-se de levar o ticket do parque, caso você o comprou para mais dias, pois vai precisar apresentar na portaria.

O passeio

Antes de chegar ao início da trilha, os tours ainda fazem uma parada de cinco minutos para fotos em uma das duas lagunas de Llaganuco (geralmente param na Chinancocha, a laguna fêmea, porém, no caminho, você passa pela Orconcocha, a laguna macho também).

Mais dez minutos, chega-se ao início da trilha. Você tem cerca de três horas e meia para chegar lá, saindo dos 3900 metros ao nível do mar e alcançando os 4600. Depois, tem mais duas horas para descer e voltar para a entrada. No total, o percurso para a Laguna 69 tem quase 15km (ida e volta).

Trilha para a Laguna 69

Os primeiros quilômetros são planos, em meio a um lindo vale, seguindo um rio formado pelas águas que descem da Laguna 69. Se você der a sorte de pegar um dia de céu azul, vai ter a oportunidade de apreciar o cume de diversos nevados, incluindo o Huascarán, o maior do Peru e que dá nome ao parque. Nessa zona, impressiona a quantidade de cachoeiras formadas pelo degelo da neve das montanhas e dos glaciais.

Após uma hora de caminhada pelo vale, começa a subida. Vá com calma, sem pressa, pare para respirar e tome água em pequenos goles, porém frequentemente, para amenizar os efeitos do soroche. São cinco os nevados próximos a trilha. Além do Huascarán, se destaca o Pisco (cujo degelo forma uma das mais belas cachoeiras pelas quais você vai passar e que é muito procurado por escaladores amadores).

Da Laguna, você estará muito próximo de outro famoso pico, o Shapraraju (6112 metros). Após a primeira subida mais íngreme, chega-se a uma parte plana da montanha, onde se passa por uma pequena lagoa.

Trecho mais difícil

O guia é dispensável. Explica muito pouco e a trilha é muito bem demarcada, impossível de se perder. Começamos a subir às 9 horas e chegamos perto do meio-dia na Laguna 69. O trecho mais difícil é a parte final, quando já se estamos desgastados e a quantidade de oxigênio no ar está ainda mais reduzido graças à altitude.

Com sorte, o nevado Chacraraju estará derretendo, formando uma cascata que corre para dentro da Laguna. Tivemos pouco mais de quarenta minutos para comer algo, descansar e tirar fotos.

Na volta, trilha abaixo, foram uma hora e quarenta minutos para retornar até o começo do parque, em Cebolla Pampa.

O que levar

Não esqueça que, mesmo estando em uma região tropical, você alcança quase os 5 mil metros do nível do mar. Então, esteja preparado para o frio. Uma touca, luva, além de roupas e uma bota impermeáveis, são indispensáveis.

E não só para se proteger do frio. Por causa das montanhas, o tempo é muito imprevisível e de uma hora para a outra pode começar a chover. Folhas de coca também são itens obrigatórios para quem quer conhecer a Laguna 69, pois amenizam, e muito, os efeitos do soroche.

Outra coisa: o tour não inclui nenhuma refeição. Não esqueça de levar alguns sanduíches. Caso contrário, você corre o risco de ficar mais de 12 horas sem se alimentar, o que não é uma boa tendo em vista que você estará fazendo uma atividade que vai exigir muito do seu corpo.



Quando ir

Os meses entre abril e outubro são menos chuvosos e os mais indicados para conhecer o parque Nacional Huascarán. Mesmo que a trilha seja feita durante todo o ano, não aconselho a ida no verão, quando inicia a temporada de chuvas. As precipitações ocorrem todos os dias e as nuvens acabam escondendo as belas paisagens. Sem falar que fazer trilha na chuva não é legal.

Dica

da pessoa tem uma reação diferente ao soroche. Cheguei em Huaraz à noite e, no dia seguinte, não fiz quase nada. Achava que estava bem – tirando um pouco de dor de cabeça. Na tarde, comprei algumas folhas de coca e ao mascá-las, percebi que não estava nada bem.

Meu nariz abriu e o corpo ficou muito menos pesado. No dia seguinte fiz a caminhada à Laguna, e senti muita dor de cabeça e tontura. No quarto dia descansei e, no quinto dia, fiz por conta a caminhada até a Lagoa Churup. Mesmo adaptado aos 3 mil metros, senti muita tontura ao ultrapassar os 4 mil.

Não menospreze o soroche, jamais. Se possível, tenha sempre folhas de coca com você. O saquinho pode ser comprado no mercado por 1 sol.

Quanto custa a trilha

Tour com agência: PER 35
Água 1L no mercado: PER 2,50 soles
Chá de coca (parada no caminho): PER 2
Pão com ovo (parada no caminho): PER 2
Total: PER 42,50

Gostou das dicas?

Então lhe convidamos para conhecer o Guia do Mochileiro Aventureiro – Machu Picchu e Cusco. Ele reúne todas as informações que você precisa para fazer uma viagem única, do seu jeito, por Machu Picchu, Cusco e o Vale Sagrado do Incas com duração de 3 dias a 2 semanas! Clique aqui e saiba mais.

12 thoughts on “Como é a trilha para Laguna 69, no Peru, em Huaraz

  • janeiro 27, 2020 em 2:31 pm
    Permalink

    Oi Henrique, tudo bem?

    To pensando em alugar um carro e ir direto,

    sabe me dizer se consigo um guia ou algo assim no começo da trilha?

    pq minha intenção eh sair de LIMA e ir direto de carro e nao ir ate a outra cidade que fica a 9 horas de lima

    Obrigado amigo

    Resposta
    • janeiro 29, 2020 em 10:26 am
      Permalink

      Oi Fabrício! Acredito que não vais conseguir “guia de plantão” dentro do parque não. Como o parque Huascarán é gigantesco e tem inúmeras trilhas e postos de entrada, e muitas dessas trilhas ficam a horas da cidade, sendo um pouco difícil de chegar, não há aqueles guias esperando o pessoal entrar como em Machu Picchu, que só há uma entrada, e muita gente chega lá facilmente.

      Você não precisa ir até Huaraz se vier de carro de Lima, porém terá que procurar um guia em Caraz. Ah, mesmo de carro particular desde Lima, a viagem até o início da trilha da Laguna 69 vai ser longa, tipo umas 8 horas. Após chegar em Caraz, são mais umas duas horas montanha acima até o começo da trilha.

      Tenha bastante cuidado nessas estradas, pois são estradas de chão que trafegam pela beira de precipícios. Também seria interessante ter folhas de coca ou um remédio chamado “Soroche Pls” para amenizar os efeitos do soroche, o mal de altitude

      Resposta
  • fevereiro 22, 2019 em 2:06 pm
    Permalink

    Quanto tempo de caminhada levou para fazer esta trilha, ida e volta? Há alguma fonte de água no caminho para encher a garrafa? Obrigado.

    Resposta
    • fevereiro 23, 2019 em 3:29 pm
      Permalink

      São pelo menos 6 horas de caminhada! Boa parte do trekking corre ao lago de um riacho, podes pegar água dali que é potável, direto do glacial…

      Resposta
  • fevereiro 8, 2019 em 7:30 pm
    Permalink

    É um lugar maravilhoso. A água parece uma gelatina, dá vontade de cair na água, mas é muito friaaaa… E o autor tem razão : não subestime o ‘soroche’ – isso me custou uma caminhada que Não consegui terminar , a trilha Akilpo-Ishinka. Precisa aclimatar. Essa região do Peru é imperdível.

    Resposta
  • novembro 24, 2018 em 11:39 pm
    Permalink

    Conhece alguma agência que realiza esse passeio?

    Resposta
  • outubro 2, 2018 em 11:15 pm
    Permalink

    Precisa de muito preparo físico??

    Resposta
    • outubro 9, 2018 em 11:03 am
      Permalink

      Muito não, mas das trilhas que se fazem de um dia, em Huaraz, é uma das mais puxadas. Se você faz umas duas, três caminhadas leves por semana, chegará com toda certeza!

      Resposta
  • outubro 2, 2018 em 11:14 pm
    Permalink

    Como deve ser o preparo físico? Só é pra pessoas preparadas??

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *