Vai viajar pra Gramado? Então conheça essas cidades próximas!

Gramado é um dos principais destinos turísticos no Brasil – mas você sabia que há algumas cidades próximas que também vale muito a pena conhecer? E não falo apenas de Canela, mas de lugares como a encantadora Nova Petrópolis e São Francisco de Paula, um destino mais voltado para quem gosta de natureza e cachoeiras.

Te interessou? Então acompanha as nossas dicas!

Nova Petrópolis

Para quem vai a Gramado desde Porto Alegre, Nova Petrópolis é a última cidade antes do destino. Inclusive, é um município cheio de praças e daquelas casas e edifícios construídos ao estilo “enxaimel”,  uma das marcas da colonização alemã no sul.

Nova Petrópolis é uma cidade super pequeninha e é um daqueles destinos que vale passar uma tarde ou uma manhã. Entre as atrações, estão o Parque Aldeia do Imigrante e o Labirinto Verde. Também há uma Rua Coberta, muito semelhante a de Gramado.

Vale ressaltar que em Nova Petrópolis se consegue comprar roupas e lembrancinhas a preços menores que Gramado e os restaurantes também são mais econômicos. O mesmo não se pode dizer das hospedagens, que saem mais caras aqui.

Há ônibus de hora em hora entre as cidades desde a Rodoviária. Por aplicativo de transportes, o trajeto entre Gramado e Nova Petrópolis sai por cerca de R$ 35. Porém, já fica o alerta: em alguns horários, a oferta de carros em Nova Petrópolis é pequena e você talvez tenha que esperar um pouco.

Estilo enxaimel

Esse estilo de construção veio com os primeiros imigrantes alemães. Para construir as paredes das casas, eles faziam módulos de madeira retangulares, com madeiras inclinadas para melhorar o suporte, e enchiam os espaços com pedra, barro outro material que estivesse à disposição.

Nessa região, são vistas várias casas e edifícios construídos neste estilo – com um toque abrasileirado, é claro. Por exemplo: os telhados super inclinados em forma de V invertido, com os lados quase encostando no chão, são suavizados no Brasil se comparados com os edifícios na Alemanha.

São Francisco de Paula

Carinhosamente conhecida como “São Chico”, é um dos maiores municípios do Rio Grande do Sul e o destino ideal para quem tem um espírito mais aventureiro. Vale ressaltar que a cidade também já está bem mais distante de Gramado que as demais que citamos aqui e que as atrações em São Francisco de Paula não ficam tão próximas ao Centro.

Inclusive, o principal ponto de interesse é o Parque das 8 Cachoeiras. São diversas trilhas que levam às oito cachoeiras e outras cascatas espalhadas pelo parque, que vão do nível fácil ao difícil. Para conhecer todas, seria necessário um dia inteiro.

Em São Chico também está o Lago São Bernardo, que é a foto que abre este artigo.

Canela

Canela deveria ser a primeira cidade da lista, mas graças a pontos de interesse como a Cascata do Caracol, é quase impossível que não esteja no roteiro de qualquer viajante que vai para Gramado.

Por óbvio, o principal ponto de interesse em Gramado é o Parque do Caracol, onde pode-se tirar tranquilamente a manhã ou a tarde para conhecer. Outro local imperdível é a Catedral de Pedra, uma igreja construída com pedras no estilo gótico.

Região das Hortênsias

Vale ressaltar que todas essas cidades fazem parte da Região das Hortênsias, que ganhou esse nome exatamente pela grande quantidade desta flor que se encontra dentro dessas cidades e nas rodovias que as ligam. As hortênsias não são naturais da serra gaúcha, mas se adaptaram muito bem ao solo e ao clima. Dizem que o primeiro a plantar as flores foi um empresário de Gramado e a beleza chamou tanta atenção dos moradores que rapidamente elas ganharam os jardins dos vizinhos.

A hortênsia é um arbusto cuja cor  muda conforme o PH do solo. Na Serra Gaúcha, a maioria das flores tem tons azulados devido a grande quantidade de alumínio no solo.

Confira nossas dicas sobre o que fazer em Gramado.

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.