9 dicas para quem nunca acampou se dar bem no primeiro camping

dicas acampar primeira vez

Tudo que fazemos pela primeira vez gera uma série de dúvidas. Acampar não podia ser diferente. Por isso, selecionamos algumas dicas para campistas de primeira viagem se darem bem no primeiro camping!

1 – Monte a barraca antes, em casa

O erro mais comum cometido por quem nunca acampou é chegar no camping e não saber o que fazer com aquele monte de varetas, lonas e estacas. E se você nunca montou uma barraca e não tem nenhum manual com seu equipamento, essa dica é indispensável.

Existem diversos tipos modelos de barraca e cada um segue determinada lógica. Alguns pedem que as estacas sejam presas no chão para armar o equipamento. Neste caso, você não vai conseguir realmente montá-la, mas já terá uma ideia de como fazer.

Se tiver dificuldades, busque dicas na internet pela marca e o modelo de seu equipamento. Esse é um bom momento para conferir se você possui todas as varetas, cordas e estacas que necessita.

2 – Escolha bem o lugar onde vai armá-la

camping perfeito

Se o terreno for muito acidentado, busque um ponto mais alto, onde a água não vá empoçar se chover demais. Importante que seja um lugar plano, para que você não durma bem.

Também é legal analisar é posição do sol, garantindo que sua barraca fique na sombra pela manhã, se estiver calor, ou no sol, em destinos mais úmidos. E caso queira amarrar uma lona, certifique-se que tenham árvores, colunas ou pilastras perto.

Evite dormir muito próximo às margens de rios ou cachoeiras se o tempo estiver instável, pois podem encher rapidamente e você ser pego de surpresa, na noite, por uma tromba d’água. Se o camping for selvagem, por questões de segurança, não durma perto de trilhas ou estradas.

3 – Esteja com equipamento e roupas adequados

Acampar em uma montanha do Paraná ou na patagônia, onde faz frio, ou em uma praia do Rio de Janeiro, no verão, em pleno calor, vai requerer um equipamento diferente. Se a previsão é de 0º, tenha, ao menos, um saco de dormir com conforto para essa temperatura. Ao mesmo tempo, acampar com uma barraca feita para o inverno, em um lugar quente, será desconfortável.

Ao escolher seu equipamento, ainda é importante considerar o meio de locomoção. Caso esteja fazendo algum trekking ou seja preciso caminhar por quilômetros até um camping, busque levar menos itens. Priorize aqueles que são mais leves e abra mão do conforto.

cuidados para quem nunca acampou

4 – Nunca coloque a lona por baixo da barraca

As barracas atuais já costumam vir com um material impermeável no solo. Se você quiser melhorar essa proteção, coloque uma lona, no chão, por dentro da barraca, nunca por fora (a não ser que o chão seja de piso ou concreto). O solo ajuda a escoar a água e se você colocar a lona entre o chão e a sua barraca, apenas vai conseguir acumular água.

5 – Tenha estacas e cordas extras

Se você vai para um lugar que venta muito, é importante ter estacas maiores e cordas extras para prender bem sua barraca. Busque por pedras pesadas e galhos de árvore que possam ajudar a manter a capa firme.

6 – Não esqueça a lanterna, repelente e isolante térmico

Não esqueça que não há lâmpada dentro da barraca e vai ser necessário uma lanterna quando escurecer. Repelente também costuma ser um item indispensável, principalmente em lugares com clima tropical, a exemplo do Brasil. Propício para a proliferação de mosquitos.

Para mim, colchonete é indispensável dependendo do terreno, como areia ou grama. Mas de um isolante térmico, não abro mão, por mais simples que ele seja.

7 – Lugar de comida é em embalagens bem fechadas

Lembre-se que você está em meio à natureza e sua comida pode atrair insetos e animais. Mantenha o alimento em embalagens bem fechadas. Se o camping for selvagem, em um lugar sem estrutura, condicione bem seu lixo e o pendure em uma árvore, longe do acampamento. E nesse caso, não esqueça de trazer tudo com você. Não deixe seu lixo na natureza.

dicas camping selvagem

8 – Mantenha o mosquiteiro da barraca fechado

É sério: mantenha os mosquitos longe. A pior coisa é entrar na barraca e ela estar infestada desses bichinhos que ficam voando perto do nosso ouvido. E se forem só esses insetos os invasores, considere-se com sorte, pois aranhas adoram o calor de uma barraca.

9 – Cuidado com fogueiras

Evite fazer fogueiras a todo custo. No Chile, muitos parques, como Torres del Paine, proibem que os trilheiros as ascendam e até os expulsam do parque por isso.

Só inicie uma fogueira se for permitido ou em condições de sobrevivência. Ao sair, apague o braseiro com bastante água. Se uma bituca de cigarro e vento já são suficientes para provocar um grande incêndio, imagina resquícios de uma fogueira?

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.