Laguna Churup: a lagoa colorida de Huaraz, no Peru

lagoa pedrasLocalizada aos 4500 metros acima do nível do mar, no Parque Huascarán, a Laguna Churup é uma lagoa que muda de cor de acordo com a luminosidade do dia. É uma das atrações mais próximas de Huaraz: o início da trilha fica a 40 minutos do centro da cidade.

A trilha não tem tanta distância quanto a da Laguna 69, porém é mais exigente. A subida é íngreme e se atinge altitude muito rápido. Costuma-se fazer o trekking como aclimatação para percursos mais longos, como a Cordilheira Branca.

Desde Pitec, no guichê de administração do parque, são duas horas de caminhada. A trilha bem demarcada e pode ser feita sem guia. O ponto mais complicado é uma pequena escalada por três cordas, ao lado de uma cachoeira. Mas não é nada muito técnico, apenas é preciso ter calma e cuidado nessa parte.

A maior dificuldade costuma ser o mal de altitude. Há vários refúgios construídos ao longo da trilha, para descansar protegido do vento e do sol. Caso haja tempo, desde a laguna Churup, se pode seguir por mais meia hora até outra laguna, menor, chamada Churupita.

montanhas parque

Entrada do parque Huascarán

A Laguna Churup fica dentro do parque Huascarán. A entrada custa PER 30 com validade de um dia, PER 60 com validade de 3 dias ou PER 150, valida por até 30 dias (valores de 2018).

O que levar

Tenha pelo menos dois litros de água e algo para comer, pois será uma caminhada de, pelo menos, cinco horas. Venta muito e o tempo costuma mudar rapidamente nas montanhas de Huaraz. Roupas impermeáveis e um casaco corta vento serão bem vindos.

Como chegar

É preciso tomar uma van de linha até Llupa (ele sai próximo ao grifo da Av. Augustín Gamarra com rua Caraz, quase em frente a um posto de gasolina). A passagem custa PER 5. De Llupa, são mais uma hora de caminhada até Pitec, onde fica a entrada da trilha para a Laguna Churup.

Se há mais de cinco turistas, a van vai até Pitec por PER 10. Aconselho a ir cedo (a primeira van, se estiver cheia, sai antes das 7h). Para voltar, há uma van que espera turistas, na entrada do parque, em Pitec, entre às 14 h e às 15h. A van sai às 15h ou quando lotar.

paisagem arvores trilha

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

2 comentários em “Laguna Churup: a lagoa colorida de Huaraz, no Peru

  • Abril 7, 2018 em 11:49 pm
    Permalink

    Olá Henrique!

    Gostaria de saber se devo ir p Huaraz mesmo não tendo preparo físico. 3 dias lá para conhecer alguns lugares vale a pena? Tem de fácil acesso ?
    Estou em dúvida pq tenho 15 dias. Seria 2 inteiros em Lima, 3 Huaraz. Aí pensei em perder Paracas e Nazca e ir de aviao p Arequipa e de lá ir descendo até MP. Não gosto de correria e por isso gostaria da sua opinião.
    Estou preocupada em perder Paracas… mas não da p fazer tudo, né?
    O q vc sugere?
    Obrigada!
    Abc
    Virginia

    Resposta
    • Abril 8, 2018 em 8:37 pm
      Permalink

      Tem alguns passeios em Huaraz, como o Glacial Pastoruri, que tu não vai caminhar mais do que dois quilômetros. O da Laguna Paron também. Então há opções. A Laguna 69 já é um pouco mais complicada, porque há uma exigência física bem maior.

      Pois é, não dá pra fazer tudo mesmo. Acho que tu precisa escolher pelo teu gosto, pois são destinos bem diferentes. Huaraz é uma cidade entre montanhas, a 3 mil metros do nível do mar, com clima frio. Paracas é um balenário à beira do Pacífico e Nazca uma cidade no meio do deserto. Aí tu precisa avaliar o que fecha mais com o que tu gosta!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.