Puno (PER): do Lago Titicaca às ilhas de Uros e Taquile

isla_taquile

De regra, as pessoas não costumam gostar muito de Puno, a cidade mais turística às margens peruanas do Lago Titicaca. A maioria das construções é inacabada (paga-se menos impostos ao governo), o que deixa o lugar com uma aparência um tanto feia, e não é um lugar seguro para turista caminhar a esmo.

As proximidades da Plaza de Armas e da Plaza são considerados locais seguros, se vê muitos turistas andando com suas câmeras penduradas no pescoços e a Calle mais parece uma pequena praia brasileira. Não é aconselhável, porém, sair da rodoviária caminhando com sua mochila. Não seja pão duro e tome um taxi: trecho até perto da Plaza de Armas custa cerca de PER 3.

O que fazer

taquile2

Os tours para as ilhas de Uros, Taquile e Suasi não são caros. Fiz o de Uros – Taquile. Saímos às 6h45, voltamos às 17h e custou PER 50, com almoço. Somente o tour da ilha de Uros pode ser encontrado a partir de PER 20, e o tour nas três ilhas, com almoço, janta, café-da-manhã e hospedagem, por PER 120.

Islas de Uros

islas_uros

São dezenas de ilhas flutuantes espalhadas pelo Lago Titicaca. Os Uros apareceram com a chegada dos espanhois: como queria evitar o conflito, decidiram constuir ilhas flutuantes com plantas xx, que nascem no próprio lago e também são utilizadas de alimento, na construção dos barcos, casas e objetos.

As ilhas precisam ser ancoradas com troncos de eucalipto, caso contrário saem “navegando” sem direção pelo Titicaca. Cada ilha é habitada por uma família e possui seu governante. Algumas pessoas reclama da agressividade com que os moradores tentam vender lembranças.

Mas isso é questão de sorte e da ilha para onde você ir: eu fui numa ilha em que foram super tranquilos. Houve alguma pressão apenas para navegar em um barco

Isla de Taquile

isla_taquile_puno

A Isla de Taquile fica a duas horas e meia de Puno é um dos únicos lugares do mundo onde o trabalho de costurar é feito não só por mulheres, mas também por homens. Pelo tour, fica-se três horas na ilha, indo de um porto ao outro, passando pela Plaza de Armas, onde se almoça. Os habitantes da ilha ainda preservam diversos costumes e, se você for fotografar alguém, peça permissão antes.

Outra curiosidade é que não existem animais ou meios de transporte na ilha. Cachorros, gatos, alpacas, ovelhas, carros, motos simplesmente não existe. A segurança e a administração da ilha também é independente, com total responsabilidade dos habitantes de Taquile.

Isla de Suasi

Se localiza ao lado da Isla de Taquile. Não fui até lá, então não posso falar muito sobre ela, porém é vendido um tour às três ilhas que inclui um pernoite e janta na Isla de Suasi.

Conheça a Plaza de Armas e o Parque Pino

catedral-puno

Na Plaza de Armas que funciona a bela catedral de Arequipa e o Parque Pino fica localizado há uma quadra do Mercado Púlbico de Puno. Para ir de um ponto ao outro, pode-se caminhar pela Jiron Lima, um “calçadão” fechado aos carros que lembra muito uma cidade litorânea do sul do Brasil.

Onde comer

A Jiron Tacna, pelas proximidades do Mercado Público, é uma boa zona para comer sem gastar muito. Os restaurantes servem menus a partir de PER 6 e a maioria dos lugares é bem mais limpo que cidades como Cusco. Encontra-se hamburguesas a partir de PER 3.

Onde ficar

A cidade é cheia de hostal e hoteis, porém a oferta de hostels é baixa. Acabei ficando em um hostal na Jiron Tacna por US$ 10. Quarto e banheiro privado com TV a cabo (primeiro em quase quatro meses de viagem, foi um momento muito feliz, ehehe). O mais indicado é ficar nas proximidades das Plazas de Armas ou Parque Pino.

plaza-de-armas-puno

Como chegar

Avião: A cidade em si não possui aeroporto, quem tem é a cidade vizinha, Juliaca. De lá para Puno, são apenas trinta minutos de carro ou ônibus. Veja as passagens

Trem: Já a viagem de trêm parte de Cusco e o preço é bem salgado. O trecho é operado pela Peru Rail, em uma viagem que dura 10 horas.

Ônibus: De bus, são quatro horas desde Cusco, com preços que variam entre PER 20 a PER 60. De Arequipa, são seis horas, com custos iguais a viagem a parir de Cusco. Já de Copacabana, na Bolívia, são três horas e, pela empresa Titicaca, custa BOL 40.

plaza_pino_puno

Custos

Tour Uros: A partir de PER 20
Tour Uros/Taquile: A partir de PER 50 (com almoço)
Tour Uros/Taquile/Suasi : a partir de PER 120 (com almoço, janta, café-da-manhã e hospedagem)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.