Nascente do Rio dos Sinos (RS): a cachoeira de 116 metros

O Rio dos Sinos já foi considerado o mais poluídos do Rio Grande do Sul e fazer a trilha que leva até sua nascente é mais que uma oportunidade de curtir cachoeiras e piscinas naturais. Observar e caminhar pelos primeiros quilômetros do rio, de água límpida, cristalina e potável, se torna uma aula do quanto é importante preservar a natureza.A nascente fica na vila de Fraga, em Caraá. São cerca de uma hora e meia por estrada, a maior parte de terra, desde Santo Antônio da Patrulha, até a casa do Ivan, ponto final para quem está de carro. As ruas de chão batido, em sua maioria, estão bem trafegáveis. Há apenas um trecho de dois quilômetros, antes de chegar na casa do Ivan, em que há muitas pedras e é preciso ter um pouco mais de cuidado.

A trilha até a nascente do Rio dos Sinos possui cerca de dois quilômetros, percorridos geralmente em três horas – são duas para subir e uma para descer.

Veja como é o percurso

– Conheça outras trilhas no Rio Grande do Sul

A trilha até a nascente

A primeira cascata se encontra logo nos primeiros metros do caminho, quando também vai ser necessário atravessar o riacho pela primeira vez, prática comum até chegar na nascente. Grande parte do caminho se dá pela beira do rio, ora pela margem esquerda, ora pela direita.

A trilha foi realizada no outono e foi necessário muito cuidado nestas travessias , pois as pedras estavam muito lisas. Não se usou GPS ou qualquer outro equipamento de localização, apenas a “intuição”. De qualquer forma, você pode baixar o GPS Track.

Deste ponto, a nascente do Rio dos Sinos, com sua cachoeira de 116 metros, está próxima. Chegando lá, é só curtir a vista e um banho para depois voltar. E não esqueça de nunca deixar lixo no local.

Dicas

– Em dois pontos foi um pouco mais complicado de seguir a trilha, as duas vezes em travessias de rio, por não encontrar a continuação do caminho na outra margem. De qualquer forma, fica a dica: o trajeto segue sempre rio acima, na dúvida, vá sempre na direção contrária do fluxo da água;

– Há água potável por todo o caminho;

– O local é muito visitado no verão, principalmente em finais de semana e feriados. É possível encontrar congestionamentos na trilha se for nesta época.

Como chegar

De carro: o acesso a Caraá pode ser feito por Osório ou Santo Antônio da Patrulha. Veja como chegar, saindo de Santo Antônio da Patrulha.

Trilha da Nascente do Rio dos Sinos

Dificuldade: Intermediária
Duração: Três horas (ida e volta)
Distância: Quatro quilômetros (ida e volta)
Custo: Não há cobrança de ingresso para fazer a trilha
Trilha: Bem demarcada, pode ficar um pouco confusa nas travessias do rio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.