O que fazer em Paracas, uma cidade no litoral do Peru, perto de Lima

Paracas é um pequeno balneário, na costa do Oceano Pacífico, a cinco horas de Lima, cheio de atrações para se ver e fazer! Destino tradicional entre os peruanos, vem recebendo cada vez mais turistas estrangeiros, principalmente pela sua proximidade com o oasis de Huacachina.

Além da praia do balneário de Paracas (própria para banho), a cidade está próxima a duas reservas nacionais: a do Deserto e das Islas Balestras, um arquipélago com 22 ilhas que é casa de milhares de aves e animais aquáticos. Se veem mais aves e lobos marinhos que em todos os programas do Discovery Chanel juntos (e na época certa, muitos pinguins também).

Foi um dos lugares que mais me surpreenderam no Peru e considero um daqueles locais impredíveis! Confira, nos próximos parágrafos, o que você precisa saber para também ser conquistado por essa pequena cidade peruana.



Como chegar

Desde Lima, saem ônibus das principais companhias a partir de PER 30. Ainda partem ônibus direto de cidades como Arequipa e Cusco. Uma opção é ir, primeiro, até Ica, que fica a menos de uma hora de Paracas. Porém, os ônibus entre Ica e Paracas podem custar caro dependendo a época do ano, o dia e até o horário da viagem. A cidade é super pequena e a maioria dos ônibus para ou na entrada da cidade ou no centro, dependendo da companhia.

Onde se hospedar

Se você estiver indo em um feriado ou final de semana, reservar um alojamento é obrigatório, pois nessas datas a cidade enche de limenhos. Para entender como funcionam os preços, é possível dividir a cidade em duas, tendo como fronteira a avenida principal da cidade. Em direção ao oceano, estão os restaurantes e alojamentos mais caros. Na direção contrária, os mais econômicos.

Quando fui para Paracas, fiquei em um hostel chamado Icthus (clique aqui e saiba mais), a R$ 25 a diária em um quarto compartilhado – cama confortável, atendentes simpáticos. Um bom custo benefício.


By Pavel Špindler, CC BY 3.0, Link

A localização é ótima, entre a área mais movimentada e a mais barata da cidade, a três quadras do mar e apenas uma da avenida principal. Acabei alugando bicicletas para andar pelo deserto pelo próprio hostel, com um preço melhor que nas agências pela cidade.

Ainda possui um terraço, de onde é possível ter uma bela vista da cidade e da praia. A única desvantagem fica por conta da cozinha, que não era nada equipada. De toda forma, o que não faltam são opções de hospedagem, sendo as mais econômicas localizadas da avenida principal em direção contrária ao oceano.

O que fazer em Paracas

Reserva nacional de Paracas

São diversas praias – não banháveis – que se espalham pela costa do Oceano Pacífico. A minha dica é que você visite a Reserva Nacional de Paracas de bicicleta. Assim, terá total liberdade para pedalar, ver, conhecer e explorar todos os cantos desse lugar. A outra alternativa é um tour, que dura cerca de três horas, dentro de uma van.

A reserva possui 325 mil hectares, sendo 200 mil dentro do Oceano Pacífico. Nem todo o parque pode estar aberto a visitação. Quando fui, infelizmente, estavam fechados dois trechos, sendo um deles o que leva até La Catedral, uma formação rochosa pontiaguda que se assemelha às torres de uma igreja que é símbolo da reserva.

É cobrada uma entrada de PER 10 para entrar no parque e o aluguel de bicicleta sai por PER 25 (possível negociar por menos).

Além do deserto de montanhas rubras, é no parque que está localizada a Playa Roja, uma praia de areia e montanhas vermelhas. Ainda se pode destacar as praias de Yumaque e Punta Arquillo, onde ficam restaurantes e bares.

Indico, mesmo, que façam esse passeio de bicicleta. A sensação de liberdade em pedalar por um deserto e a vista das praias à beira de ribanceiras são únicas. Não se esqueça de levar bastante água e abuse do protetor solar.

Caso a ideia for fazer o tour de van, eles saem todos os dias de Paracas (mas também podem ser contratados em Ica). Outra opção é alugar quadriciclos.
Tempo necessário para conhecer: três horas (de van) a um dia (de bicicleta)
Custo: a partir de PER 35

Islas Balestras

O golfo de Paracas é a casa de pinguins, lobos e leões marinhos, além de dezenas de espécies de aves. A meia hora de barco do continente estão as Islas Balestras, onde está localizado outro parque nacional. São formadas por diversas rochas, trabalhadas pela ação do mar. As águas frias fazem com que, em determinadas épocas do ano, milhares de pinguins façam do arquipélago a sua casa.

Os barcos costumam passar muito perto das ilhas, sendo possível ver os lobos e leões marinhos e as dezenas de espécies de aves nativas e migratórias muito de perto. Os tours saem todos os dias, às 8h e às 10h.

O tour de barco, com duração de duas horas e guia, custa PER 28, com a taxa para utilização do ancoradouro. Ainda é cobrado um ingresso de PER 10 de ingresso da reserva.
Tempo necessário para fazer: três horas
Custos: PER 38

Linhas de Paracas

Não é só em Nazca que existem linhas desenhadas na areia cheias de mistério. Em Paracas, no passeio pelas Ilhas Balestras, passa-se em frente de um grande tridente desenhado em uma duna.

O desenho teria sido feito há séculos. Acredita-se que era utilizado pelos nativos para ajudar na navegação. Pra mantê-lo na areia, teriam utilizado caca e gordura de passaro!

Está gostando das dicas?

Então lhe convidamos para conhecer o Guia do Mochileiro Aventureiro – Machu Picchu e Cusco. Ele reúne todas as informações que você precisa para fazer uma viagem única, do seu jeito, por Machu Picchu, Cusco e o Vale Sagrado do Incas com duração de 3 dias a 2 semanas! Clique aqui e saiba mais.

Huacachina

Huacachina é um oasis no meio do deserto de Ica, localizado a cerca de uma hora de Paracas. Se você tiver tempo, é uma atração interessante de se conhecer. Nós falamos tudo sobre Huacachina neste post.
Tempo necessário para conhecer: meio dia
Custo: A partir de PER 30

Quando ir a Paracas

A melhor época para visitar a cidade é no inverno, quando os termômetros são muito mais amenos. Historicamente, Paracas é uma cidade de clima seco, onde quase não chove. Em média, a temperatura fica acima dos 30º durante o dia, baixando de maneira considerável à noite.

No inverno, o clima pode ficar entre os 5º e 10º durante a noite.

Onde comer

Os restaurantes mais turísticos ficam localizados na orla do balneário e são dezenas de opções. Se você busca uma refeição mais econômica, deve se afastar pelo menos duas quadras do oceano, cruzando a avenida principal.

Custos

Hostel com quarto compartido em Paracas: a parit de PER 18
Prato de comida: A paritr de PER 10 (os menus mais baratos que encontrei)
Entrada para as Islas Balestras e a Reserva de Paracas: PER 15 as duas (validas por dois dias) ou PER 10 individual
Aluguel de bicicleta: PER 25 o dia
Tour de van à reserva (duração de três horas): PER 35
Tour de barco às Islas Balestras (duração de duas horas): PER 25 + taxa de PER 3 (para utilização do ancoradouro)

Vale a pena conhecer Paracas?

Fazer o tour pelas ilhas balestras e conhecer o deserto da reserva de bicicleta foram duas das coisas mais incríveis que fiz no Peru. Por isso, se tiver oportunidade, não deixe de conhecer Paracas!

E se gostou das nossas dicas, não deixe de conhecer nosso Guia do Mochileiro Aventureiro – Cusco e Machu Picchu 2019.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *