Ráquira: uma cidade de artesões na Colômbia

Raquira-Church.JPG
By NovoaparraOwn work, CC BY-SA 3.0, Link

Ráquira é conhecida, principalmente, pelas peças produzidas, por artesões locais, em cerâmicas. A praça da cidade, onde estão duas dezenas de estátuas de todos os tamanhos, reproduzem bem o espírito deste que é um dos povoados mais coloridos e bonitos da Colômbia.

A cidade fica a quarenta minutos, de ônibus, de Villa de LeyvaSe você pretende comprar alguma lembrança, é bem possível que encontre bons preços em Ráquira.

Para chegar no pueblito, é preciso pegar um ônibus em Leyva até a entrada da cidade, por COP 5.000. Depois, são dez minutos de caminhada ou um taxi, que entre quatro pessoas sai por COP 2.000. A viagem dura em torno de trinta minutos.

O que fazer

Monastério de la Candelária

construção monasterio candelaria

O primeiro monastério construído pelos Augustinos na América do Sul está localizado no Deserto de la Candelária, que é fértil nesse trecho. Para chegar, é preciso fazer um trilha de cerca de duas horas montanhas acima – e depois montanha abaixo por uma estrada de asfalto. O taxi custa COP 10.000 o trecho (valor total). Minha decisão foi por caminhar até lá e depois voltar de taxi. Para entrar dentro do prédio, é preciso pagar outros COP 10.000 pela visita guiada. Mas seu jardim é de acesso livre.

É possível subir a um mirador que fica atrás do Monastério e visitar a Cueva del Hermitao. Muitas pessoas passam alguns dias em retiro no local para aproveitar seu isolamento e tranquilidade. Nas árvores, na temporada certa, é possível colher a uva camarona.

frutas roxas

Fazer o trajeto desde Villa de Leyva de bicicleta

É possível chegar em Raquira, desde Villa de Leyva, de bicicleta. Certifique-se de ter uma bicicleta boa, pois as subidas são íngremes. Para voltar, siga o caminho fácil: a estrada asfaltada que vai até Villa de Leyva. Este trajeto dura pouco mais de duas horas. Se você se interessar, pode ver o mapa no wikiloc.

homem bicicleta

Pátio de las Brujas

No caminho da trilha de bicicleta, encontra-se o Pátio de las Brujas ou Observatório Astronômico de Raquira. Ganhou a alcunha de “patio de las brujas” pelos espanhóis, que buscavam afastar os nativos do lugar. Dizem que ali, além de fazer previsões a partir da observação das estrelas e do sol, se praticavam cultos e cerimônias Iguaques.

Popularmente, é conhecido por “monumento dos falos”, creio que nem preciso dizer porquê. Da cidade, para se chegar, somente com taxi, que deve sair por cerca de COP 10.000, ou então uma caminhada de cerca de duas horas.

estatuas lugar sagrado

Você também pode se interessar por:

– O que você precisa saber antes de viajar para Colômbia
– As praias de Cartagena
– O parque Tayrona, no caribe colombiano

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.