São Francisco de Paula (RS): o Parque das Oito Cachoeiras

São Francisco de Paula é um pequeno município gaúcho de 20 mil habitantes, localizado a 132 quilômetros de Porto Alegre. Está próximo de algumas cidades turísticas da Serra Gaúcha, como Canela, a 36 quilômetros. Mesmo sendo menos visitado e conhecido que os vizinhos, São Chico reserva uma enorme quantidade de pousadas e campings, além de algumas alternativas gastronômicas e trilhas em parques.É o local ideal para passar um final de semana, com opções para todos os gostos. O Lago São Bernardo, cartão postal da cidade, é ponto turístico obrigatório.

Mapa

.: Conheça outras trilhas no Rio Grande do Sul

Como são as trilhas

.

O parque das Oito Cachoeiras está localizado a cerca de três quilômetros do Lago São Bernardo. A principal atração, como bem diz o nome, são as oito cachoeiras localizadas dentro do território e diversas cascatas. As trilhas são bem conservadas, com escadas e cordas que facilitam o trabalho de percorrê-las. Manchas amarelas e placas indicam qual caminho seguir.

A maior cachoeira é a das Gêmeas Gigantes, com 98 metros de altura. Também é a mais afastada, a duas horas e meia (dez quilômetros) da sede do parque. Em razão do horário, não foi possível visitá-la, assim como a do Quatrilho, que fica no caminho. As trilhas para as outras seis cachoeiras foram percorridas em cerca de quatro horas.

A dificuldade dos caminhos varia de acordo com o ponto em que se quer chegar. A segunda maior cachoeira, do Remanso, que está na capa da matéria, tem 75 metros, fica a 900 metros da sede e chega-se nela por uma trilha muito fácil. Já para chegar à da Ravina, a dois quilômetros da sede, é necessário descer por diversas escadas e andar alguns metros dentro do rio. A administração do parque entrega um panfleto com mapa, distâncias e dificuldades dos caminhos.

Veja como foi a trilha para seis das oito cachoeiras feita em junho de 2016

O que mais fazer em São Francisco de Paula

Visite o Lago São Bernardo

Próximo ao centro do Município, está o lago São Bernardo, cartão postal de São Francisco de Paula. O lago tem 1900 metros de extensão e cinco de profundidade, preenchidos com águas cristalinas e despoluídas e está sempre aberto, com visitação gratuita. Na rua de acesso, há a Gruta do Lago São Bernardo. A crença é que a água que corre dentro da gruta tem o poder de curar. Historiadores afirmam que ela está localizada no mesmo ponto em que os caaguaras, indígenas que habitavam os campos de cima da serra, faziam rituais.

Conheça a livraria Miragem

Com três pisos e dois mil metros quadrados, é um centro cultural com diversos exemplares antigos de livros e objetos de decoração.

Coma um xis da Dona Laura

Fica uma dica bem pessoal e de total custo/benefício: o xis galinha da Dona Laura. Não vão se arrepender 😀

Parque das Oito Cachoeiras

Dificuldade: De fácil a intermediário
Duração: Um dia
Distância: Cerca de 20 quilômetros todo o circuito (oito cachoeiras)
Custo: R$ 10 (custo cobrado pelo parque para manutenção das trilhas)
Trilha: Bem marcadas e em boas condições

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.