Sorata: o pequeno povoado aos pés da Cordilheira Real e da Laguna Glacial

Quem pega um guia da Bolívia do Lonely Planet e lê sobre Sorata, acaba parando na cidade. Parece ser um daqueles destinos perdidos no país. A cidade em si é bem simples e pequena, de forma que as belezas estão reservadas às paisagens que a cercam.

Em especial, a Cordilheira Real, que é o agrupamento de nevados que se pode ver desde a Isla del Sol, no Lago Titicaca. Quando fui pra Sorata, meu objetivo era fazer um trekking até a Laguna Glacial, mas peguei dois péssimos dias de chuva.

Fiquei dois dias na cidade e acabei fazendo apenas uma caminhada atéé a Gruta de San Pedro (cerca de 20km ida e volta). Mas tenho que admitir que a viagem de Copacabana até à cidade já foi uma aventura a parte.

Em Sorata, não há internet e algumas comodidades que já nos acostumamos, como banheiro com água quente, são um luxo. Também não espere encontrar caixas eletrônicos e muitos estabelecimentos que aceitem cartões. Em contrapartida, é tudo bem barato, desde quartos até alimentação.

O que fazer

Visite a gruta de San Pedro

montanhas de sorata
Montanhas coloridas no caminho do povoado de San Pedro

San Pedro é um minúsculo povoado a 9km de Sorata. Praticamente todo o caminho é por uma estrada asfaltada sem muitos declives e aclives e dá pra fazer o trajeto numa boa caminhando (não esqueça o protetor solar e algo para se proteger do sol, pois o caminho é todo exposto ao sol).

Outra forma é tomar um taxi, que não vai lhe cobrar mais de BOL 30 para ir, lhe esperar e voltar da gruta.

A entrada para a gruta vai lhe custar BOL 10. Lá dentro, você pode fazer um passeio de pedalinho por um lago localizado dentro da caverna ou contorná-lo junto a um guia, por algumas plataformas flutuantes instaladas artificialmente. Cada serviço custa, pelo menos, mais BOL 10.

Trekking até a Laguna Glaciar

Laguna Glaciar Bolivia.png
By Bjork – Own work, CC BY-SA 3.0, Link

Primeiro, não é recomendado fazer esse trekking sozinho. É possível contratá-lo em La Paz ou, a um preço muito mais acessível, na própria cidade, com guias locais (há duas agências localizadas na praça central da cidade).

É possível fazer o trekking indo e voltando no mesmo dia, se você estiver em Sorata. De La Paz, os tours costumam ser feitos em dois dias, em razão do tempo de deslocamento entre as duas cidades.

Trekking pela Cordilheira Real

cordilheira real em sorata

São quase duas semanas caminhando de Sorata até La Paz por mais de 120km da Cordilheira Real. Se interessou, pode saber mais nesse relato gringo, que faz um resumão da aventura! Chega-se a caminhar acima dos 5 mil metros e é altamente recomendada a contratação de guias e arrieros.

Onde se hospedar

sorata cidade na bolivia

Fiquei num hostel chamado El Mirador, por BOL 35. As camas não são muito confortáveis e a cozinha tem o básico. O chuveiro é bem quente – orgulho do dono do hostel, que garantiu que era o melhor da cidade. Sem contar a vista do terraço – que você pode conferir aí em cima.

Para chegar no mirador, é preciso seguir pela rua principal da cidade, pegando a rua que desce a direita do Mercado Público, ainda na praça. Se você passar o Mirador, ainda vai encontrar outros hosteis, alojamentos e até um camping perto do rio.

Como chegar

A cidade de Huarina, onde passam as vans a Sorata

De La Paz, tomar um bus a Sorata do terminal do cemitério geral. Vai custar cerca de BOL 30 e a viagem tem pouco mais de três horas de duração, em média.

De Copacabana, o caminho é um pouco mais complicado: primeiro, você precisa tomar uma van, na Praça Central, até Huarina – as que fazem o caminho até La Paz param por aqui. Da estrada, você precisa entrar na cidade duas quadras e tomar uma van para Sorata na direção contrária da que estava vindo de Copacabana.

Quando fui pra Sorata, tomei uma van de Copacabana até Tiquina (BOL 10). Atravessei o Titicaca numa balsa (BOL 1) e tomei uma van do outro lado até Huarina (BOL 5). Aí, uma última van para Sorata (BOL 10).

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.