Cartagena de Índias: em meio a muralhas e praias do Caribe da Colômbia

o que fazer em cartagena colombia

Fundada em 1533, Cartagena é uma das mais antigas, preservadas e belas cidades da América do Sul. Com uma população de um milhão de habitantes,  atrai muitos turistas por causa de sua arquitetura e das inúmeras praias banhadas pelo mar do Caribe.

Os muros e o castelo que defendiam a cidade dos ataques de piratas ainda estão de pé. Inclusive, há uma bairro, hoje turístico, que fica dentro das muralhas, chamado de Ciudad Amurallada. Mais que isso: essa parte antiga da cidade é protegida pela Unesco, que considera a cidade como um Patrimônio da Humanidade.

.: Veja nossas dicas para economizar na sua viagem pela Colômbia

As praias mais bonitas estão na Isla de Tiera Bomba e na Isla de Barú. Opções para fazer uma noite, como bares e festas, não faltam, concentradas nas proximidades da calle Media Luna, no bairro de Getsenami. O que também marca Cartagena é o calor “úmido” e o trânsito maluco e barulhento causado pelos motoristas que dirigem com a buzinas na mão.

Confere aí nossas dicas do que fazer e onde você pode fazer uma bela economia se hospedando e comendo em Cartagena!

Mapa de Cartagena

Cartagena está na costa colombiana do Caribe, a duas horas de Barranquilla e quatro horas de Santa Marta.

Melhor época para ir a Cartagena

Faz sol e calor em Cartagena durante todo o ano e as temperaturas giram em torno dos 25º e 40º. Praticamente não chove entre dezembro e abril. Já os os meses de setembro, outubro e novembro são os com maior precipitação. Se estiver indo viajar nessa época, não desanime:  uma chuvarada ameniza o calor, que chega a ser insuportável pelo meio-dia.

Roupas leves, sandalhas, chapéus, óculos de sol e protetor solar são itens indispensáveis para quem vai visitar a cidade!

As praias de Cartagena

praia de bocagrande cartagena colombia

Bocagrande e Castillogrande

São diversas praias na cidade. Há as de Bocagrande, onde os vendedores vão lhe achacar e tentar lhe vender de tudo. Tome cuidado. Se alguém começar a fazer uma trança no seu cabelo, por exemplo, mesmo sem você pedir, ela vai cobrar depois.

Se quer tranquilidade, o melhor é ir até Castillogrande, que fica próximo ao hospital. Ali, quase não há vendedores e muito menos turistas aproveitam a praia. Do continente, o mar ainda não é aquele de cinema, com vários tons de verde e azul e a areia é meio escura. Mas já dá para tomar um bom banho na água morna do Caribe.

praia bocagrande cartagena

Bocagrande é um bairro moderno, com grandes prédios, muito diferente da Ciudad Amurallada.

Para chegar, pode-se ir de bicicleta ou pegar um taxi, que custa cerca de 6.000 COP desde o centro da cidade. A caminhada desde Getsenami dura cerca de uma hora. Outra opção é o taxi coletivo, a 2.000 COP por pessoa. Ainda há os microônibus, que cobram os mesmos 2.000 COP.

Isla de Tiera Bomba

Atrás do Hilton Hotel, em Castillogrande, ficam os barcos que levam para a ilha de Tierra Bomba, por um preço que varia entre 10.000 COP a 15.000 COP por pessoa. A praia mais conhecida é a de Punta Arenas, de onde se tem uma vista privilegiada para a cidade de Cartagena, chamada de pequena Nova York pelos locais. Fui até a ilha, em uma parte menos turística e conhecida, a Playa Linda. O lugar é muito lindo mesmo, além de tranquilo.

Porém, acabei me afastando da praia para subir em uma pedra e fazer uma foto do lado contrário da praia. Me dei muito mal. Acabei sendo assaltado e, por essa razão, não há nenhuma foto do local. Mas vale a pena ir, só não se afaste muito da tenda que fica no centro da praia.

Playa Blanca na Isla de Barú

Playa Blanca - Cartagena - Colombia.jpg
By Emmanuel Digiaro – Flickr – https://www.flickr.com/photos/mallox/3486418887, CC BY 2.0, Link

Outra opção é Playa Blanca, que fica na isla de Barú. Os preços para chegar lá variam de 45.000 COP a 50.000 COP por agências de viagem. Pode-se ir também por conta própria, pegando um barco próximo a torre do relógio, por cerca de 15.000 COP ou um ônibus, que sai também por esse valor. Não cheguei a ir na Playa Blanca, mas dizem que o lugar é tão bonito quanto apinhado de vendedores e turistas. É preciso lutar para conseguir um cantinho na praia, principalmente nos finais de semana. Porém, não custa andar um pouco para encontrar um espaço mais reservado.

Praias dos Moles

Ainda há as praias próximas a cidade, que ficam nos moles e não são tão bonitas quanto às das ilhas, porém são outra opção para quem quiser se banhar e se refrescar do calor da cidade sem ir muito longe.

Islas del Rosario

Cayo de Pablo Escobar- Colombia.jpg
By Maria Pia Own work, CC BY-SA 4.0, Link

 

A gente não chegou a fazer o passeio, mas o preço estava bem interessante quando passamos em Cartagena. Por isso, deixamos um relato interessante do pessoal do Terra a Dentro, que estiveram pelas ilhas.

O que fazer em Cartagena

Caminhar pela Ciudad Amurallada

É a parte antiga de Cartagena. As construções, como a Torre del Relog, estão todas preservadas e se multiplicam os cafés, bares, restaurantes, igrejas, museus e centros culturais. Há como subir e caminhar por cima das muralhas, onde ainda existem réplicas dos canhões que eram usados para defender a cidade. Não deixe de andar pelo bairro tanto de dia quanto de noite.

casas coloridas cartagena

Visitar o Castillo de San Filipe de Barajas e o Convento Santa Cruz de la Popa

Localizado há cerca de um quilômetro de Getsenami, está o Castillo de San Filipe de Barajas. Foi construído de uma forma que permite uma comunicação perfeita entre um ponto e outro do castelo e a evacuação rápida pelos diversos túneis que costuram sua área. A entrada custa 25.000 COP. Ainda é possível fazer uma caminhada noturna ou com um guia, que sai um pouco mais cara.

Todo o castelo, um importante ponto de defesa de Cartagena contra os piratas, está acessível para visitantes, desde as câmeras internas, casas de pólvora, até as sacadas externa, onde se pode ter uma vista em 360º de toda a cidade.

castelo de san philipi

O Convento de la Popa fica há cerca de dois quilômetros do Castillo de San Filipe e é o ponto mais alto de Cartagena. Por isso, a subida é bem intensa. Não cheguei a conhecer o Convento, mas dizem que as proximidades são um pouco perigosas, mesmo que tenham me aconselhado a subir de bicicleta.

Tanto os taxis quanto os mototaxis cobram um pouco mais do que o comum para levar até lá em cima por ser um ponto turístico. É perfeitamente possível conhecer o Castillo e o Convento no mesmo turno, porém lembre-se que o calor em Cartagena é intenso e faz com que o corpo canse bem mais.

convento de la popa cartagena ao fundo

Andar de bicicleta

A melhor forma, sem dúvida, para conhecer a cidade de Cartagena, é alugando uma bicicleta. Três horas saem por cerca de 10.000 COP. Há poucas ciclovias na cidade mas, mesmo com o trânsito doido, os motoristas respeitam muito os ciclistas.

É possível ir de bicicleta até Bocagrande, às praias próximas à Boquilla (mas não se afaste demais do aeroporto, que lá é barra) e conhecer a ciudad amurallada. Claro que, para fazer tudo isso, é preciso de mais de três horas. Porém, o city tour custa 45.000 COP então, mesmo alugando uma bicicleta por dois dias seguidos, sai menos que a metade do valor que se gastaria com o ônibus turístico. E se aproveita muito mais a cidade.

Beber uma cerveja na Plaza de La Santisima Trinidad

pessoas igreja de la santissima trinidad

Todos os dias, centenas de pessoas tomam uma cerveja sentados nas calçadas em frente da Plaza de La Santisima Trinidad. É um lugar onde se concentram muitos músicos, dançarinos, artesões e outros artistas de rua e um ponto de encontro entre estrangeiros e colombianos. Nas sextas, por exemplo, há aula grátis de dança à noite. Muitas crianças jogam futebol e o clima é interessante. Uma Cerveja Águila de litro sai por 3.000 COP nos butecos da região.

Onde se hospedar

Os bairros mais conhecidos de Cartagena são a Ciudad Amurallada e Getsenami, esta última bem mais econômica. É possível comer em Getsenami por menos de 10.000 COP. Comi um sancocho de pescado (ensopado de peixe com leite e tudo que você pode pensar dentro, desde pimentas até bananas e côco) muito saboroso por 8.000 COP na calle Tripita y Media. E ainda vem com arroz, salada de cebola com um molho rosado e limonada. Dentro da Ciudad Amurallada, este é um preço impraticável.

Nesta mesma rua e suas imediações existem uma infinidade de restaurantes que praticam preços mais populares e podem fazer você dar uma boa economizada almoçando barato.

Getsenami é segura, mas fique ligado quando andar por lá. Não deixe seu celular, carteira ou qualquer coisa em um bolso que fique fácil de tirar.

Fiquei no Hostel Casa Venecia (você pode ver se há ofertas clicando aqui) por COP 23.000. A hospedagem fica em um casarão antigo. O quarto era compartido com oito camas e no preço estava incluso café da manhã. Ele fica perto da calle Media Luna, onde estão diversos bares e hosteis baladas de Cartagena.

O Casa Venecia está entre os hosteis mais baratos de Cartagena e achei o custo-benefício bem compensador. Nem sempre todos os banheiros estavam funcionando e a limpeza deixava um pouco a desejar. O café-da-manhã era bem servido, preparado na hora por uma das funcionárias do hostel, e o wii-fii era decente. O quarto que fiquei não tinha ar-condicionado, apenas ventilador, o que é uma desvantagem no calor sufocante do Caribe. Porém, as noites que passei em Cartagena não foram abafadas e não tive dificuldades para dormir.

Quanto tempo ficar em Cartagena

Entendemos que três ou quatro dias são tempo suficiente para conhecer as principais atrações da cidade e passar pelo menos um dia em algumas das belas praias localizadas nas ilhas de Cartagena.

 

plaza del relog

Dicas

Brasileiros precisam estar vacinados contra a febre amarela, mas não necessitam de visto nem de passaporte para entrar na Colômbia, somente do RG em bom estado, com uma foto recente.

– Cartagena é uma cidade muito quente. Sempre ande com uma garrafa de água para manter-se hidratado e não esqueça do protetor solar. Chapéu e óculos de sol serão muito bem vindos;

– Sendo uma cidade turística, tudo é um pouco mais caro que no restante da Colômbia;

– Há muitos policiais pelas ruas de Cartagena, mesmo assim tenha cuidado com seus pertences pessoais. Tente não sair com muito dinheiro na rua e mantenha o que tem de valor no locker ou cofre do hostel;

– O câmbio na cidade é mais em conta do que o do aeroporto, porém não é muito bom. O câmbio praticado pelos bancos, ao sacar com cartão em caixas, é muito mais em conta. As casas de câmbio estavam fazendo 750 pesos para cada real em julho de 2016, enquanto nos caixas pagava-se 820;

Preços

  • Hostel com café da manhã, em quarto com 8 camas (4 beliches): a partir de COP 23.000
  • Garrafa de água (500ml): COP 1.500
  • Almoço: Desde COP 8.000 em Getsenami
  • Cerveja: Uma Club Colombia long neck, no Havana Café, bar que toca música ao vivo na Calle Media Luna, sai por COP 5.000.  A uma quadra dali, na Praça da Santisima Trinidad, a Águila de litro custa COP 3.000. No mercado, a lata de Águila sai por COP 1.800.

mulher ruas de cartagena colombia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.