Como são os campings gratuitos de El Chaltén, na patagônia argentina

patagonia argentina el chalten

El Chaltén está no roteiro de mochileiros do mundo todo não apenas pelas paisagens moldadas por montanhas como o Fitz Roy e o Torre. Seguindo algumas dicas – como aproveitar os campings grátis do Parque Los Glaciares – a cidade torna-se um dos destinos mais baratos da patagônia, junto a El Bolsón.

Em El Chalten, também não é cobrado nenhum valor para se entrar no parque, diferente da regional de El Calafate, onde está o glacial Perito Moreno. Lá, a entrada custa ARG 600.



Como são os campings gratuitos de El Chaltén?

Existem diversos refúgios e campings gratuitos dentro dessa parte do parque. Somente no circuito mais clássico, passando pelo Fitz Roy e o Cerro Torre, são três. Todos eles são áreas de acampar com estrutura mínima: os banheiros, por exemplo, se resumem a cabines ecológicas. Não espere encontrar um armazém, restaurante, ou até mesmo um chuveiro ou papel higiênico por aqui.

Dois campings estão no caminho do Fitz Roy e da Laguna de los Três. O Capri fica mais afastado da trilha principal, à beira de uma laguna de mesmo nome e é o mais próximo da cidade. É o ideal para quem quer passar um tempo mais reservado na montanha, pois é a menos procurada entre as três áreas de acampar.

lagoa fitz roy
Vista da Laguna Capri

Já o Poicenot está às margens do Rio Blanco, dentro de um bosque, a cerca de 1km da Laguna de Los Três. Entretanto, não está tão próximo quanto quanto parece, pois é logo após esse ponto que inicia o trecho mais difícil, uma subida muito íngreme que é vencida após quase uma hora de caminhada. Se você resolver acampar aqui, busque um lugar mais afastado da trilha para armar a barraca e não deixe suas coisas dando sopa penduradas em alguma árvore ou no chão. Literalmente, A trilha passa por dentro do camping e não custa ter algum cuidado a mais.

O camping Agostini também fica dentro de um bosque, às margens do rio Fitz Roy e a alguns metros do Lago e Glacial Torre. Para acessá-lo, é preciso sair alguns metros da trilha, quando você est.á quase chegando no destino final.

Outro camping gratuito que estive foi o da Laguna Toro, que fica próximo a um local chamado “passo del viento”. A zona de acampar está muito bem protegida por uma montanha e cada spot é cercado por um muro de troncos. Aqui, tenha cuidado especial com comida e quaisquer restos – busque pendurá-los e fechá-los em sacos com vedação.

É preciso reservar antecipadamente?

trekking el chalten patagonia argentina

Até o momento, não é preciso fazer qualquer tipo de reserva antecipada, nem mesmo avisar o pessoal do parque é necessário! Claro que, com o aumento do número de turistas pela cidade, no verão, é bem possível que haja alguma mudança nesse sentido nas próximas temporadas.

A única ressalva é que, se você pretende ir até a Laguna Toro ou fazer qualquer circuito pelo parque que não seja o clássico Fitz Roy – Cerro Torre, é preciso fazer o check-in e check-out no centro de informações do parque.

Saiba mais sobre as trilhas e trekkings para fazer em El Chalten

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

2 comentários em “Como são os campings gratuitos de El Chaltén, na patagônia argentina

  • setembro 12, 2018 em 1:47 pm
    Permalink

    Boa tarde Henrique!
    Parabéns pelo relato! Estou com uma viagem programada para outubro/2018 e suas dicas foram providenciais. Uma dúvida: pretendo acampar apenas uma noite para ver o nascer no sol no Fitz Roy. Gostaria de alugar os equipamentos por lá. Sabe me dizer se é viável?
    Obrigado,

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.