Como são os campings gratuitos de El Chaltén, na patagônia argentina

El Chaltén está no roteiro de mochileiros do mundo todo não apenas pelas paisagens moldadas por montanhas como o Fitz Roy e o Torre. Seguindo algumas dicas – como aproveitar os campings grátis do Parque Los Glaciares – a cidade torna-se um dos destinos mais baratos da patagônia, junto a El Bolsón.

Em El Chalten, também não é cobrado nenhum valor para se entrar no parque, diferente da regional de El Calafate, onde está o glacial Perito Moreno. Lá, a entrada custa ARG 600.



Como são os campings gratuitos de El Chaltén?

Existem diversos refúgios e campings gratuitos dentro dessa parte do parque. Somente no circuito mais clássico, passando pelo Fitz Roy e o Cerro Torre, são três. Todos eles são áreas de acampar com estrutura mínima: os banheiros, por exemplo, se resumem a cabines ecológicas. Não espere encontrar um armazém, restaurante, ou até mesmo um chuveiro ou papel higiênico por aqui.

Dois campings estão no caminho do Fitz Roy e da Laguna de los Três. O Capri fica mais afastado da trilha principal, à beira de uma laguna de mesmo nome e é o mais próximo da cidade. É o ideal para quem quer passar um tempo mais reservado na montanha, pois é a menos procurada entre as três áreas de acampar.

Vista da Laguna Capri

Já o Poicenot está às margens do Rio Blanco, dentro de um bosque, a cerca de 1km da Laguna de Los Três. Entretanto, não está tão próximo quanto quanto parece, pois é logo após esse ponto que inicia o trecho mais difícil, uma subida muito íngreme que é vencida após quase uma hora de caminhada. Se você resolver acampar aqui, busque um lugar mais afastado da trilha para armar a barraca e não deixe suas coisas dando sopa penduradas em alguma árvore ou no chão. Literalmente, A trilha passa por dentro do camping e não custa ter algum cuidado a mais.

O camping Agostini também fica dentro de um bosque, às margens do rio Fitz Roy e a alguns metros do Lago e Glacial Torre. Para acessá-lo, é preciso sair alguns metros da trilha, quando você est.á quase chegando no destino final.

Outro camping gratuito que estive foi o da Laguna Toro, que fica próximo a um local chamado “passo del viento”. A zona de acampar está muito bem protegida por uma montanha e cada spot é cercado por um muro de troncos. Aqui, tenha cuidado especial com comida e quaisquer restos – busque pendurá-los e fechá-los em sacos com vedação.

É preciso reservar antecipadamente?

Até o momento, não é preciso fazer qualquer tipo de reserva antecipada, nem mesmo avisar o pessoal do parque é necessário! Claro que, com o aumento do número de turistas pela cidade, no verão, é bem possível que haja alguma mudança nesse sentido nas próximas temporadas.

A única ressalva é que, se você pretende ir até a Laguna Toro ou fazer qualquer circuito pelo parque que não seja o clássico Fitz Roy – Cerro Torre, é preciso fazer o check-in e check-out no centro de informações do parque.

Saiba mais sobre as trilhas e trekkings para fazer em El Chalten

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

18 thoughts on “Como são os campings gratuitos de El Chaltén, na patagônia argentina

  • abril 27, 2020 em 11:45 pm
    Permalink

    Boa Noite Henrique!
    estou planejando um cicloturismo pela patagônia e tenho uma duvida, nesses lagos/rios a pesca é proibida?
    seu relato é incrível, Parabens!

    Resposta
    • abril 28, 2020 em 9:17 am
      Permalink

      Oi Rud! É permitido pescar em alguns parques, rio e lagos, mas é preciso de uma licença específica para pescar e observar as temporadas!

      Resposta
  • janeiro 16, 2020 em 2:44 pm
    Permalink

    Oi Henrique, é mto frio a noite para acampar? Pergunto porque meu saco de dormir é para apenas 4C, já passei frio em umas noites geladas aqui do sul.

    Resposta
    • janeiro 21, 2020 em 10:36 am
      Permalink

      Oi Sheila! As noites são bem frias. Mesmo no verão, quando as temperaturas costumam ser mais amenas, o ideal é que tenha um saco de conforto -5º pra não dar ruim, ou então um saco conforto 0º com um cobertor de emergência!

      Resposta
  • dezembro 27, 2019 em 10:07 am
    Permalink

    Henrique, tenho voo até Bariloche, sabe me dizer se tem ônibus ou voo barato para ir até el chalten em Janeiro ?

    Resposta
    • janeiro 25, 2020 em 9:46 pm
      Permalink

      Oi Henrique,
      Meu marido quer ir e estou com medo de ir acampar no bosque por causa de animais como Puma por exemplo. É seguro?
      Obrigada

      Resposta
      • janeiro 26, 2020 em 2:27 pm
        Permalink

        Oi Letícia! Há pumas na área sim, mas são muito raros notícias de ataques a humanos. Alias, já é muito raro ver um, eu nunca vi nada além de pegadas!

        Mas é legal saber que essa parte da Argentina está muito bem preservada e os pumas tem alimentação de sobra. Nesse sentido, não há motivo para atacarem um humano, que é um animal maior que eles. Poderiam atacar para se defender, caso se sentirem acuados. Mas aí, caso ver um puma, a regra é não acuar ou jogar nada no animal, apenas manter os olhos nos olhos dele e ir recuando, devagar, sem dar as costas.

        Ah, muito importante: acampar, em zona de parque, só nas áreas pré-determinadas. Esses lugares são próximos às trilhas e os animais costumam manter distância desses pontos.

        Dentro do parque, só pode acampar nos locais pré-estabelecidos, que são grátis em El Chalten, por sinal…

        se pegam vocês fora dessas áreas, podem levar uma bruta multa, serem deportados e

        Resposta
  • outubro 28, 2019 em 11:03 am
    Permalink

    Bom dia! Meu querido, em relação à esses campings gratuitos, como é o esquema de barracas? eles alugam? grato!

    Resposta
    • outubro 29, 2019 em 2:36 pm
      Permalink

      Esses campings gratuitos são apenas espaços para acampar, sem estrutura alguma, na montanha. Alugar equipamentos e coisas assim, precisas fazer na cidade. Mas tem vários locais que alugam de boas.

      Resposta
  • setembro 21, 2019 em 6:51 pm
    Permalink

    Boa noite, Henrique! Tem algum camping com estrutura para banho? Para quem vai passar uma semana, por exemplo, como se vira? rsrs

    Resposta
    • setembro 23, 2019 em 3:02 pm
      Permalink

      Uma semana na montanha sem tomar banho fica difícil, hein! ehehe…

      Então, esses campings que nos referimos no artigo, os gratuitos, são dentro do parque, na montanha. Depois, há vários campings pagos na cidade, nas entradas para o parque, com toda a estrutura que precisa, ducha quente, cozinha equipada e tudo mais…

      Resposta
  • agosto 25, 2019 em 11:28 am
    Permalink

    Oi!
    Os acampamentos gratuitos de dentro do parque são seguros para deixar a barraca montada e ir fazer o trekking?

    Resposta
    • agosto 27, 2019 em 3:18 pm
      Permalink

      Os do circuito O até diria que são, pois é uma área bem restrita…Já os do circuito W, te diria pra nunca deixar algo de valor na barraca se for subir pra fazer o mirador, por exemplo….

      Resposta
  • agosto 19, 2019 em 6:04 am
    Permalink

    Olá Henrique, sabe dizer se existe opção de camping em Chaltén? Digo na cidadezinha, pois iremos em 8 pessoas final de dezembro a janeiro e penso que será difícil conaeguir vaga em hostel ou Airbnb a preços baixos para tanta gente. Obrigada pelas informações, estão ótimas. Um abraço

    Resposta
  • setembro 12, 2018 em 1:47 pm
    Permalink

    Boa tarde Henrique!
    Parabéns pelo relato! Estou com uma viagem programada para outubro/2018 e suas dicas foram providenciais. Uma dúvida: pretendo acampar apenas uma noite para ver o nascer no sol no Fitz Roy. Gostaria de alugar os equipamentos por lá. Sabe me dizer se é viável?
    Obrigado,

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *