O que fazer e como chegar no Vale de Elqui, no Chile

o que fazer valle de elqui

O Valle de Elqui aparece no roteiro dos viajantes, em um primeiro momento, como uma boa opção de parada para quem vai percorrer os 1629km da rota San Pedro do Atacama – Santiago por terra. É na região que se produz as uvas mais doces do Chile e suas gigantescas montanhas áridas, formando dois paredões entre um verde vale, transformam o Elqui em um lugar único no mundo!

Se não bastasse, o céu é considerado um dos mais “limpos” do mundo – graças a posição geográfica privilegiada, longe dos grandes centros urbanos e em uma região de clima árido, onde quase não chove ou se veem nuvens. Vários países, empresas e até mesmo pessoas instalaram observatórios astronômicos nas montanhas do Elqui, dos mais diversos tamanhos. Alguns, são abertos à visitação.

Outros atrativos do vale são Horcón, uma comunidade de artesãos, as pisqueiras, muitas delas com mais de 90 anos de existência e que seguem produzindo pisco de forma artesanal e duas rotas de bike em meio às montanhas.

Você pode se hospedar em diversas cidades. Vicuña é a maior delas e é onde começa o Vale. Minha dica é que fique em Pisco Elqui, onde estão localizados quase todos os restaurantes, campings e alojamentos da região. Porém, ainda seria possível ficar em Horcón ou Monte Grande, a cidade onde Gabriela Mistral passou sua infância.

Saiba mais:
.: Vale a pena fazer Seguro Viagem?
.: Como é a travessia deserto do Atacama – Salar de Uyuni
.: A temida fiscalização de fronteira chilena: com quais produtos você pode entrar?

trilha trekking elqui chile

O que fazer no Valle del Elqui

Aproveite o caminho desde La Serena

Isso pode parecer um pouco besta, mas a questão é que a rota desde La Serena, passando por Vicuña, é bem bonita. Um dos pontos altos é quanto se passa pelo embalse Puclaro, quase em Vicuña. Confere um pouco aí:

Pedale até a Feira Artesanal de Horcón

O pequeno pueblo de artesãos está a 9km de Pisco Elqui. Mesmo que não seja uma longa distância, não espere uma pedalada fácil, dependendo da hora do dia. Tente sair cedo e não esqueça de levar, pelo menos, dois litros de água. São 250 metros de aclive acumulado. No caminho, você passará pela pisqueria Los Nichos, onde pode fazer uma visita guiada, e dois pequenos povoados.

Quando chegar em Horcón, saia da estrada principal e tome o acesso pela estrada de terra, pela beira do rio, até o centro de artesões da vila. Há diversos campings no caminho, pela metade do preço que paga-se em Pisco Elqui.

É possível fazer o trajeto de ônibus (em 2017, passavam três por dia, no verão, com diferentes horários dependendo do dia). Muitos chilenos optam por ir até Horcón de carona. A feira artesanal é um lugar bem agradável, com um espaço à beira do rio para se fazer um piquenique, por exemplo.

horcon valle del elqui

Se você estiver de bicicleta e tiver fôlego, pode seguir até Alcohuas. O caminho principal segue asfaltado até alguns quilômetros depois da cidade, o que vai ajudar bastante na volta. Alcohuas é famosa por causa de suas vinícolas, que também oferecem tours guiados

Conheça uma pisqueria

A visita guiada pela Los Nichos, que fica a meio caminho entre Pisco Elqui e Horcón, na estrada principal, dura pouco mais de 45 minutos. As visitas guiadas acontecem de hora em hora e custam CHL 3000. Além de conhecer o processo, passo a passo, de fabricação da bebida, o tour termina com uma degustação de diferentes tipos de pisco (e um convite para que você compre uma garrafa, é claro).

Faça um tour astronômicos

Não é barato, mas é possível visitar um dos observatórios do Valle de Elqui. Há diversas opções e, algumas, como o Observatório Chakana, oferecem uma ponto de vista dos céus que vão além do científico, buscando um olhar mais antropológico, recuperando a visão dos povos andinos das estrelas.

Mais acessível, muita gente acaba optando por fazer uma cavalgada noturna, afastando-se da cidade. Mochileiros costumam subir a Quebrada Baquedano no fim do dia e ver o nascer da noite de cima da montanha. Mesmo da cidade, espere por uma vista deslumbrante do céu durante a noite.

Visitar a casa de Gabriela Mistral

Desde Pisco Elqui, retornando em direção a Vicuña – La Serena, fica o município de Monte Grande, onde nasceu a poetisa e ganhadora do prêmio Nobel de 1945, Gabriela Mistral. A casa onde passou a infância foi transformada em um museu. É outro passeio interessante que pode ser feito de bicicleta. Não é necessário ter um bom condicionamento físico, visto que a estrada está em boas condições e são apenas 3km entre uma cidade e outra.

valle de elqui chile

Quebrada Baquedano

Na verdade, é uma rua que sai da cidade e sobe uma das montanhas que cercam Pisco Elqui. A estrada o levará até um vale secundário e terminará em uma propriedade. Ao fim da subida mais íngreme, há uma trilha pela encosta do cerro.

Passo da Água Negra

Desde Vicunha, a pedalada tem 190km, saindo dos 1000 metros de altitude e chegando quase nos 5000. O passo fica próximo ao embalse Água Negra e muita gente opta por fazer o trecho de bicicleta.

valle de elqui como chegar

Onde se hospedar em Pisco Elqui

Fiquei no Hostal San Pedro, na rua principal de Pisco Elqui. A cama costou CHL 8500 (o camping mais barato que encontrei custava CHL 5000), porém não  O San Pedro é um lugar bem informal, tem um belo jardim com piscina, porém os quartos são muito simples e os colchões nem um pouco confortáveis e não há como fazer reservas antecipadas pela internet. De todo modo, Pisco Elqui é um lugar preparado para receber turistas, de forma que se pode encontrar várias ofertas no Booking.com clicando aqui.

Como chegar

Primeiro, você precisará ir até La Serena, uma cidade grande que possui aeroporto. Saem ônibus praticamente de hora em hora de Calama e Santiago.

De La Serena, você pode tomar um ônibus direto para Pisco Elqui (CHL 6000) ou ir até a Parque Japonês, onde deve tomar um coletivo para Vicuña e depois outro para Pisco Elqui (economizará CHL 1000 dessa forma).

Melhor época para ir ao Valle de Elqui

Praticamente não chove na região. Os meses com mais precipitação são junho e julho, quando chove, em média, 40 mm! As temperaturas ficam, à noite, na faixa dos 10º, sendo muito agradável durante o dia. No verão os termômetros podem chegar aos 40º, à tarde, e faz muito calor.

Dicas

– Em Pisco Elqui, não há caixas eletrônicos e a maioria dos estabelecimentos não aceita cartão. Em Vicuña, que é maior, você encontrará alguns lugares que aceitam.

– Não existem grandes supermercados na cidade, apenas pequenos armazéns. Não encontrei nenhum restaurante econômico (em La Serena, é possível comer por CHL 2000).

– Todos os estabelecimentos da cidade alugam bicicletas. Se você pretende ir além de Horcón, confira o estado da sua antes de alugar. Muitas vezes, elas estão em condições precárias.

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.