Como é o Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela

Sem muitos aclives e declives, o Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela é uma caminhada leve, por uma bucólica região rural e uma cidade histórica. O trajeto tem 12 quilômetros, com duração média de três horas.

É um bom programa para ser feito em uma manhã ou tarde. O caminho é todo bem sinalizado, com totens e placas. Começa no centro da cidade de Santo Antônio da Patrulha, na Igreja Matriz, e termina perto da Lagoa dos Barros e da Freeway.

Os primeiros quilômetros são pela cidade e é possível apreciar a fachada de algumas casas antigas que foram preservadas – o município foi o quarto fundado no do Rio Grande do Sul. Hoje, tem uma população de 39 685 habitantes (IBGE 2017).



O que é o caminho gaúcho

Diferente do caminho original, que chega a ter 800 km, dependendo da cidade de origem, a versão gaúcha pode ser percorrida em uma manhã. O trecho ganhou essa alcunha em 2014, pelo cônsul da Espanha José Pablo Aguilar, que achou a paisagem muito similar com a parte final do trajeto europeu.

O trecho dentro da cidade é curto, até chegar no Parque da Guarda (não entre nele, a não ser que queira conhecê-lo). A partir daí, toma-se uma estrada de chão por onde o percurso se estende até o final. Há algumas longas subidas até o trecho mais alto, onde se pode apreciar a cidade, plantações de arroz na beira da Freeway e a própria Lagoa dos Barros.

No fim, há uma pequena tenda com produtos coloniais e uma parada onde passam ônibus frequentes para o Centro de Santo Antônio da Patrulha e a região Metropolitana de Porto Alegre.

Hoje já existe um segundo trajeto do Caminho, com 19 quilômetros, lançado em julho de 2017 pela prefeitura de Santo Antônio da Patrulha.

Veja como é a trilha

Roteiro

– Praça Arquipélago dos Açores (em frente a Igreja Matriz) | Av. Borges de Medeiros | Rua João Pedroso da Luz | Rua Ângelo Tedesco | Rua Adolfo Krech Filho

Dicas para o Caminho Gaúcho de Santiago

– A maior parte do caminho é por estrada de terra. Se o tempo estiver instável ou haja muita umidade no ar, uma bota pode ser o calçado mais adequado do que um tênis.

– Mesmo que o trecho seja curto, não subestime o calor e leve bastante água, pois há pouca sombra na estrada.

Como chegar

De carro: o acesso a Santo Antônio da Patrulha, vindo de Porto Alegre, se faz na Freeway, antes do pedágio de Triunfo. O carro pode ser deixado nas cercanias da igreja: a cidade é tranquila, segura e pacata. Para voltar ao centro da cidade após concluir o caminho, basta pegar um ônibus na parada no fim do trajeto.

De ônibus: Há diversos ônibus saindo, diariamente, de Porto Alegre até Santo Antônio da Patrulha. Na parada ao fim do caminho, também é possível pegar um ônibus direto de volta à Capital.

Gosta do clima do Interior? Que tal conhecer a Festa da Polenta, em Venda Nova Imigrante?

Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela

Dificuldade: Fácil
Duração: Três horas
Distância: 12 quilômetros
Custo: R$ 32,20 (passagem de ida e volta entre Porto Alegre e Santo Antônio da Patrulha)
Condição da trilha: Impossível de se perder

– Conheça outras trilhas e caminhadas no Rio Grande do Sul

7 thoughts on “Como é o Caminho Gaúcho de Santiago de Compostela

  • fevereiro 14, 2019 em 4:07 pm
    Permalink

    Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

    Resposta
  • novembro 29, 2018 em 4:41 pm
    Permalink

    Oi Henrique! É obrigatório ir com guia ou agência?

    Resposta
    • novembro 29, 2018 em 5:30 pm
      Permalink

      Não precisa! Inclusive, o caminho é todo por estradas, não vai atravessar terras ou algo assim que precise de autorização

      Resposta
  • maio 9, 2018 em 7:08 pm
    Permalink

    Quero participar ,mandem as datas da caminhada..
    Obrigado

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *