Peru – Cinco cidade e pontos turístico para conhecer em sua viagem

Não é para menos que o Peru é o destino mais visitado pelos brasileiros na América do Sul. Suas belas montanhas, picos nevados e glaciares encantam a humanidade há séculos, tanto que os primeiros resquícios de civilização no continente estão lá.

O Peru acaba sendo o destino ideal não somente para quem gosta de trekkings, trilha e natureza. Também é um prato cheio para os curiosos que se interessam por história. Monumentos, edifícios e cidades inteiras, como Machu Picchu, nos levam ao tempo em que os homens viviam por aqui acreditando e temendo apenas a força do deus sol.

.: Dicas de roteiros para viajar de 7 dias a 2 semanas pelo Peru

E falando em prato, o país também se destaca na culinária e pelos costumes que parte de seu povo preserva há séculos. Mais de 25% tem origem indígena e milhões de pessoas ainda se comunicam em quêchua, o idioma adotado pelos incas e que é considerado uma das línguas oficiais do Peru. No interior de cidades como Huaraz ou até mesmo no Vale Sagrado, é possível encontrar velhos camponeses que não sabem falar espanhol.

E se você está planejando sua viagem para o país, uma boa ideia é conferir o guia de viagens do Peru preparado pelo blog do E-Destinos.

Salinera de Maras

poços perusal agua

Maras fica no Vale Sagrado dos Incas, próximo a Cusco, e é um local sagrado desde antes do surgimento da maior civilização andina. A salinera é banhada com a água salitre que sai da montanha e fica empoçada nas terraças. O sol seca a água, deixando no lugar grande montes de sal.

Os incas acreditavam que a água salgada era as lágrimas de um Deus, que chorava por ter sido aprisionado por seus irmãos.

Valle del Colca

canion del colca

A meio caminho entre Arequipa e Puno, o cânion de Colca é o segundo mais profundo do mundo. É possível fazer alguns trekkings por suas paredes, dormindo em casa de locais ou em alojamentos baratíssimos.

Isla Taquile

pedras lago

A cidade de Puno pode não ser das mais bonitas, mas é inegável a beleza das ilhas localizadas no meio do lago Titicaca. A Isla Taquile é uma das mais impressionantes. Para chegar lá, é preciso ir até Puno e tomar um catamarã no porto.

Arequipa

praça arequipa

É a segunda maior cidade do Peru. Aqui, o progresso caminhou lado a lado com o passado e Arequipa é uma das cidades com mais edifícios preservados da América do Sul. Seu centro histórico é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, graças a arquitetura que mistura elementos espanhóis com técnicas de construções locais.

Se não bastasse, a cidade está cercada por três vulcões, dando um aspecto pitoresco a Arequipa.

Laguna 69

lagoa neve montanha

Huaraz e a Laguna 69 já estão entrando no circuito turístico dos brasileiros que vão ao Peru. Se a laguna de água turquesa, aos pés de um glacial, já é exuberante por si só, somente as paisagens da trilha que leva até ela já valeriam o passeio.

A caminhada não é fácil, mas cado passo vale a pena. Os maiores obstáculos são o frio e a altitude. A maior parte do trajeto se desenvolve acima dos 4 mil metros e superar o mal de altitude é um desafio.

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.