Onde fazer trekkings e trilhas na patagônia argentina e chilena

onde fazer trekking na patagônia

As montanhas moldadas pela Cordilheira dos Andes e os lagos formados pelo degelo de nevados fazem da patagônia uma das regiões mais bonitas do mundo. Características que fazem a região ser um dos destinos preferidos para quem gosta de fazer trekkings, trilhas e outras atividades ao ar livre.

Nós elegemos algumas cidades e parques que visitamos e nos impressionaram pela sua beleza. Confere aí!




1. Torres del Paine

trilhas na patagônia chilena

Localizado perto de Puerto Natales, no sul do Chile, é quase café-com-leite em listas de parques mais bonitos do mundo. Sempre está lá, figurando nas primeiras posição.

E não é para menos, pois não faltam atrações, que vão desde glaciais, lagos e montanhas nevadas. Recentemente, fizemos um post com 9 atrações que fazem de Torres del Paine um dos lugars mais bonitos do mundo, que você pode conferir aqui.

As travessias mais famosas são os circuitos W e O, trilhas autoguiadas que levam de 4 a dez dias para serem percorridas.

2. El Chaltén

circuitos para fazer na patagonia argentina

Fundada na década de 80, a cidade, hoje, é um dos lugares mais visitados por estrangeiros no país, sendo considerada a capital do trekking na patagônia argentina.

São dezenas de circuitos de longo percurso e trilhas curtas. É possível sair caminhando, do centro da cidade, e chegar aos pés no Fitz Roy em algumas horas! Nós preparamos um guia de trekkings e trilhas em El Chaltén, que você pode conferir aqui.

3. El Bolsón

lugares para fazer trekking na patagonia

El Bolsón, a cidade mais hippie da patagônia argentina, costuma ser ofuscada pela sua proximidade com Bariloche. Mas não há como ignorar os inúmeros trajetos que cruzam montanhas e levam a diversos lagos e glaciais.

Dizem que a culpa por Bolsón ter esse nome é desses montes, que cercam o lugar como a alça de uma bolsa. Todas as trilhas são bem demarcadas e recebem manutenção constante na alta temporada, com refúgios em locais estratégicos. Se interessou? Então saiba mais sobre El Bolsón aqui!

4. Ushuaia

laguna esmeralda ushuaia

A cidade mais ao sul do mundo também é um ótimo lugar para se fazer trilhas em meio à natureza. Não chegamos a fazer nenhum longo circuito pela região, mas a trilha até a Laguna Esmeralda é imperdível!

A Laguna fica a apenas 5 quilômetros da Ruta 3 e a pouco mais de 20 do centro da cidade de Ushuaia. Mesmo não pertencendo a nenhum parque, as trilhas são bem cuidadas e é uma oportunidade de ter contato com a fauna e flora silvestre do sul da patagônia. Confira nossas dicas sobre a Laguna Esmeralda, em Ushuaia, clicando aqui.

5. Parque Lanin

parque lanin cascata patagonia argentina

Um dos maiores parques da Argentina, se estende pelas cidades de Aluminé, Junín de los Andes e San Martin de Los Andes e recebe o mesmo nome do de um vulcão, o Lanin. Fizemos dois longos circuitos pelo Parque Lanin, ambos dentro do projeto da Huella Andina.

No trekking por Aluminé, conhecemos os lagos Ñorquinco, Rucachoroi, passamos por diversas cachoeiras formadas pela Cordilheira dos Andes e cruzamos inúmeras florestas de araucárias. Depois, fizemos um circuito a partir dos pés do vulcão Lanin, até San Martin de los Andes. Foram mais de 100 quilômetros e seis dias até chegar na cidade. Você pode saber mais sobre esse circuito pelo Parque Lanin clicando aqui.

E você, qual trilha recomenda na patagônia? Comenta aí e nos ajude a aumentar essa lista!

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.