Como amenizar os efeitos do soroche, o mal de altitude

coca-2934673_1280O soroche nada mais é do que a reação do nosso corpo à diminuição do oxigênio no ar, um fenômeno que começa a ocorrer após os 2400 metros do nível do mar. A partir dessa altitude, quanto mais subimos, mais sentiremos o efeito do mal de montanha.

No Brasil, não há muitos locais que ultrapassam os 2000 metros. Já países como Peru, Equador, Bolívia que possuem grande parte de seu território localizado sobre a Cordilheira dos Andes, a mais de 3000 metros. Se você for viajar para lá, é bom estar preparado para os efeitos do soroche.

Como amenizar o mal de montanha

A sensibilidade de cada pessoa é diferente, tanto que algumas já sentem os efeitos a partir dos 2000 metros. A melhor forma de amenizá-los é dar tempo para o corpo se adaptar: se possível, planeje um roteiro em que você vai visitar as cidades mais altas progressivamente, começando pelas mais próximas do nível do mar.

O corpo demora cerca de três dias para se adaptar a falta de oxigênio no ar. Durante esse período, caminhe devagar, tente encher os pulmões de ar se sentir alguma dificuldade para respirar e evite exercícios físicos pesados.

Cuide da sua alimentação

A falta de oxigênio dificulta alguns processos rotineiros do nosso corpo, como a digestão. A dica é, pelo menos nos primeiros dias, evitar alimentos pesados, como carnes vermelhas, e priorizar frutas. Tenha cuidado com o alcool – fica-se bebado bem mais rápido e as ressacas são muito mais dolorosas.

fruit-2305192_1280

Beba bastante água

Uma forma de manter a taxa de oxigênio no sangue é tomar água frequentemente. O importante não é tomar grandes quantidades, mas sim ir dando pequenos goles de tempos em tempos.

alkaloid-1300270_1280Masque folhas e tome chá de coca ou anis

A coca e o anis auxiliam na oxigenação do sangue. Um saco de folhas de coca sai por PER 1 ou 2 nos mercados públicos e a maioria dos hosteis oferece o chá. Para quem masca, existe uma pedra branca chamada gipsi que funciona como um catalizador dos efeitos e deixa o gosto menos amargo. O chá de anis também ameniza os efeitos do mal de montanha.

Compre água de florida

A água de florida é uma espécie de um perfume, também comprado nos mercados públicos peruanos e bolivianos e é um antídoto para quem sente dificuldades para respirar em altitudes elevadas. Você borrifa um pouco no seu pulso e cheira, melhorando a respiração.

Remédio Soroche Plis

Hoje, está popularizado um comprimido chamado Soroche Plis. Porém, se for tomá-lo, consulte seu médico antes, principalmente se você sofre de alguma doença crônica ou outra enfermidade que necessite de cuidados constantes.

Os efeitos do Soroche

Eles são distintos e sentidos com intensidade diferente de pessoa para pessoa. Mas os sintomas mais comuns são cansaço, dor de cabeça, dificuldade para respirar, tontura e desorientações. Algumas pessoas passam mal do estômago e tem dificuldade para dormir.

Você pode gostar de ler sobre:

– O que fazer no lago Titicaca, a quase 4 mil metros de altura;
– Uma cidade a 8 horas do norte de Lima chamada Huaraz, cercada por mais de 50 nevados com mais de 6 mil metros;
– As cidades e sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas, perto de Cusco.

Fotos: Pixabay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.