O que é a montanha Machu Picchu? Como é a trilha?

montanha machu picchu o que é

Ao comprar seu ingresso para Machu Picchu, há ainda as opções para subir a montanha de mesmo nome ou Huayna Picchu. Algumas pessoas ficam na dúvida sobre qual ingresso comprar, ainda mais por precisar pagar um acréscimo de PER 48 ao ingresso para o sítio inca, que já custa PER 152.




Huayna Picchu (que em quíchua, o idioma falado pelos incas e que segue vivo no Peru, significa montanha jovem), é pico que vemos atrás da cidade histórica nas fotos clássicas. Já a montanha fica de frente para o sítio arqueológico. O acesso a ambas é restrito a um número limitado de pessoas, divididas em dois horários, pela manhã.

Aí na foto abaixo, você pode ver a cidade de Machu Picchu vista desde o topo da montanha. Huayna Picchu é a montanha que está no centro da foto.

machu picchu montanha vista

Como funciona

Quando a cidade foi descoberta, nos anos 1910, não foram encontrados quaisquer vestígios sobre o seu nome. Ela acabou sendo batizada com o mesmo nome da maior montanha que a circundava – Machu Picchu, que em quíchua significa montanha velha.

Com 3082 metros acima do nível do mar, a montanha Machu Picchu é mais alta que a cidade e Huayna Picchu, e lhe permite um ponto de vista diferente da cidade. São permitidos a subida de 800 turistas por dia, divididos em dois grupos.

O primeiro grupo precisa iniciar a subida entre às 7h e às 8h e segundo, das 9h às 10h.

Dificuldade

trilha montanha machu picchu

Mesmo sendo mais alta, as trilhas para o topo da montanha não são tão íngremes e expostas ao vale quanto as de Huayna Picchu. De todo modo, não é uma caminhada leve. São cerca de duas horas de subida por uma escadaria de pedras construída pelos Incas.

Não há nenhum sítio arqueológico pelo caminho. Em compensação, o caminho lhe permite boas vistas panorâmicas do Vale do Rio Urubamba e do sítio arqueológico.

Vale a pena subir a montanha Machu Picchu?

Posso garantir que vale, e muito! A trilha para a montanha é uma boa opção para quem tem tempo para ficar algumas horas no sítio arqueológico e não conseguiu comprar o ticket para Huyana Picchu.

Sem contar que o preparo físico necessário para subir a montanha Machu Picchu é menor que para subir a montanha jovem, se tornando uma boa alternativa para quem não está preparado para uma caminhada tão pesada.

Dicas para subir a montanha Machu Picchu

– Não é necessário comprar com antecedência o ingresso para subir a montanha Machu Picchu. Meu conselho é que você adquira o ticket para o primeiro horário e se entre na trilha o mais cedo possível, garantindo que não vai ter dezenas de pessoas no topo da montanha quando você chegar lá.

– Não esqueça o protetor solar, óculos escuros e um boné ou chapéu. A maior parte do caminho é exposto ao sol e a chuva.

– Quanto a chuva, uma capa impermeável e botas são imprescindíveis no verão, quando é temporada é de chuvas.

.: O guia definitivo para você viajar para Machu Picchu

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.