Dicas para acampar selvagem na praia ou na montanha

O acampamento selvagem – ato de acampar em lugares sem estrutura alguma – não tem lá grandes mistérios. Normalmente, é opção para os praticantes de trekking, pescadores e outras atividades cujo deslocamento é feito por locais inóspitos.

Confere nossas dicas. Elas vão facilitar sua vida e lhe poupar de algumas surpresas!

1 – Escolha bem o lugar onde vai armar a barraca

Antes de armar a barraca, dê uma boa olhada no solo, principalmente se for colocá-la sobre a grama, e certifique-se que não há nada que possa perfurar a barraca. Busque um local protegido do vento e que não acumule água caso chover.

De preferência, um terreno plano, que garanta o conforto de uma noite bem dormida.

2 – Acampe distante de trilhas e estradas

Por questões de segurança, não é indicado acampar próximo a estradas, trilhas e outras áreas de passagem de animais e pessoas. Busque sempre ficar a pelo menos uns 100 metros da trilha.

barraca campo montanhas trekking

3 – Pendure seu lixo longe do camping

Principalmente se houver restos de comida, deixe seu lixo bem longe do camping, pois pode atrair algum tipo de animal, como pequenos roedores. Coloque em um saco hermeticamente fechado e o pendure em uma árvore, distante do acampamento.

4 – Tenha estacas e cordas extras

Ao acampar selvagem, podemos acabar montando a barraca em um terreno que não seja o mais indicado e ficamos expostos às inconstâncias do clima. Estacas e cordas nunca são demais para montar o acampamento e mantê-lo de pé.

5 – Evite fazer fogueiras. Se fizer, garanta que apagou-a bem

Um dos principais motivos para incêndios florestais são as cinzas deixadas por fogueiras. O mais aconselhável é não fazê-las. Mas, caso fizer, certifique-se de apagar bem o brasieiro no outro dia. E se fumar, cuidado com as bitucas de cigarro.

6 – Leve seu lixo

E se você for fumante, só não vou dizer para apagar bem as bitucas porque não é para deixar nenhuma espalhada por aí. Tudo que for virar lixo, deve voltar com você, de volta para civilização.

7 – Não esqueça lanterna e repelente

Se em um acampamento normal lanterna e repelente são itens indispensáveis, em um lugar sem estrutura são mais necessários ainda. Principalmente se você for acampar em um país tropical como o Brasil, onde os mosquitos proliferam!

Confira nossas dicas para quem nunca acampou

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.