Como fazer seu Certificado Internacional de Vacinação em 4 passos

como tirar certificado internacional de vacinação

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é expedido, no Brasil, pela Agência Nacional de Saúde Complementar (Anvisa). Este é o único documento aceito em todo mundo, que comprova que você foi imunizado a determinadas doenças!

Como o Brasil volta e meia passa por um surto de febre amarela, muitos países, como o Paraguai, passaram a exigir a vacinação contra a febre amarela e a tendência é que essa lista aumente. Outros destinos, como a Bolívia e o Equador, pedem a imunização para proteger o turista.

Tirei meu certificado em menos de 15 minutos, no posto da Anvisa do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Veja como retirar o documento em quatro passos!

Passo 1 – Informe-se sobre seu destino

A Organização Mundial de Saúde é o canal oficial de informações sobre vacinação no exterior. Confie neles e, antes de fazer uma viagem internacional, pesquise o seu destino.

O site está em inglês. Se você não se der bem com o idioma, pode consultar o portal do viajante da Anvisa. As informações também são oficiais, porém podem estar desatualizadas frente ao portal da OMS.

Passo 2 – Faça a vacina

Dependendo da doença, você pode se imunizar gratuitamente em algum posto de saúde da sua cidade. Cuidado com “doses fracionadas”, elas não valem para o Certificado Internacional. Na pior das hipóteses – não há estoque no sistema público – você terá que buscar uma clínica particular.

Lembre-se que a imunização não é instantânea, sendo preciso esperar alguns dias para o vírus ser combatido pelo organismo. No caso da febre amarela, é preciso tomar a dose, pelo menos, uma semana antes da viagem.

Alguns países, como a Colômbia, seguem a risca essa determinação. Sem certificado – ou com a vacina feita menos de uma semana antes da viagem – não permitem nem mesmo o embarque. Já na Bolívia, dificilmente pedem o documento. Porém, lembre-se que ele é obrigatório e você pode ser barrado sem ele.

Muito importante: o posto da Anvisa não faz a vacina, ele apenas emite o Certificado Internacional e, para isso, você precisa apresentar a carteirinha de vacinação comprovando que está imunizado.

Passo 3 – Preencha suas informações no site da Anvisa

Ao se imunizar, você irá ganhar uma carteira de vacinação, com a data e a dose da vacina que você tomou. Guarde com muito cuidado: algumas vacinas valem para a vida toda e, caso você perder o certificado internacional, só precisa mostrar a carteira para fazer um novo documento.

Agora, você precisa fazer um pré-cadastro no portal do viajante da Anvisa. Clique em “Cadastrar Novo” e preencha suas informações.

Passo 4 – Compareça ao posto da Anvisa

Dependendo da unidade, é preciso agendar um dia e horário para retirar o certificado. Em outras, basta comparecer na unidade com seu documento de identidade após fazer o pré-cadastro (pode ser feito na hora, no local – geralmente as unidades disponibilizam um computador para o público).

Retirei o meu CIVP no posto do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, e demorou menos de 15 minutos!

A maioria dos aeroportos do Brasil possuem um posto da Anvisa. Mas você também pode encontrar postos da agência em algumas prefeituras de grandes cidades, portos e outros órgãos e estabelecimentos. Qualquer dúvida, consulte a lista de Unidades Emissoras de Certificado Internacional de Vacinação, divulgada pela Anvisa e organizado por UF (Estado).

Gosta de viajar mas a grana está curta? Então vale a pena dar uma lida neste artigo do blog Cheap Trip sobre 5 ideias para economizar e conseguir viajar!

Cuidados

– Se você estiver em uma viagem por mais países que solicitam o certificado, tenha cuidado com ele. A única forma de solicitar uma segunda via, do exterior, é via consulado brasileiro, e o processo pode demorar algumas semanas.

– Quem não pode tomar determinada vacina, deve pedir um atestado de isenção da Anvisa. Ele é emitido em francês ou inglês, em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional (RSI).

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.