Colômbia – 6 cidades e pontos turísticos para conhecer em sua viagem

A cada ano, mais brasileiros descobrem a Colômbia como destino turístico. Não é pra menos: o custo de vida é muito menor do que o nosso, permitindo uma viagem barata. Além de ser um país lindo, com praias banhadas pelo mar do caribe, cidades fundadas entre as montanhas dos Andes e muita gente feliz e buena onda.

O país, que já apresentou uma das taxas mais altas de mortalidade no mundo, graças às guerrilhas, está pacificado. Viajar pela Colômbia, hoje, é muito mais seguro que por aqui, por exemplo.

Grande parte dos turistas brasileiros – até por questão de tempo – acaba não saindo do eixo Bogotá – Medellin – Cartagena – San Andres. Mas existem alguns locais que você deveria pensar em colocar no seu roteiro.

1. Parque Tayrona

mar quiosque praia

O Tayrona está no Caribe, próximo à Santa Marta (uma cidade a quatro horas de Cartagena). São quatro praias apropriadas para banho, de água quente e transparente. É possível caminhar pelos mesmos caminhas usados pelos índios taironas a centenas de anos e visitar lugares que eram sagrados. Tudo isso em meio a um lugar preservado, onde vivem jacarés, pumas e macacos.

2. Villa de Leyva

cristo cidade

Ela já foi uma das mais importantes cidades da Colômbia, responsável por quase todo o trigo que era consumido no país. Mas a terra perdeu sua fertilidade e o local acabou como uma colônia de férias para militares.

Hoje, Villa de Leyva é um destino que atrai gente de todo mundo, principalmente por causa de sua enorme praça central, cercada pelas montanhas dos Andes. O melhor: está a pouco mais de três horas de Bogotá.

3. Barichara

ruas casas igreja

Costuma figurar nas listas sobre as pequenas cidades mais bonitas da América do Sul. Não é para menos: fundada no século XVII, Barichara cresceu por décadas em torno da adoração da Virgem Maria, que teria aparecido para um camponês em cima de uma pedra.

Com o tempo, a crença foi enfraquecendo, mas os tempos de bonança estão materializados nos edifícios e ruas de pedras, que parecem não terem sofrido muitos danos com o passar dos séculos. Para chegar, é necessário ir, antes, a San Gil, uma cidade a dez horas de Bogotá.

4. El Jardin

mesas cadeiras casas

A cidade fica cinco horas ao sul de Medellin, em meio a um belo vale. Menos conhecida que Guatapé e Santa Fé, permite um contato mais próximo com a cultura dos paisanos, como chamam os camponeses do fértil departamento de Antioquia.

Mesmo assim, El Jardin recebe um bom número de colombianos durante todo o ano, principalmente em finais de semana e feriados nacionais.

5. Cânion del Chicamocha

canion montanhas

Na votação realizada em 2007 para definir as novas maravilhas do mundo, o Cânion del Chicamocha ficou entre as 80 mais votadas. O vale é conhecido principalmente por causa de um parque temático instalado em um de seus pontos mais altos.

Mas se você quer realmente sentir o Chicamocha, a melhor maneira é fazer o trekking de Vilanueva até Los Santos, descendo e subindo pelas suas paredes.

6. Parque Nacional El Cocuy

Quando estive na Colômbia, fui pra San Gil com o motivo principal de conhecer o Parque Nacional Natural de El Cocuy, visto que uma das melhores estradas para chegar na cidade de mesmo nome sai dali. Porém, logo me informaram que o parque estava fechado em razão de divergências entre o governo e os locais, que consideram suas terras sagradas.

Nesse momento, a entrada segue restrita, porém isso pode mudar a qualquer momento. O que é uma pena, pois ficamos alijados de conhecer os mais de 30 nevados e 140 lagoas localizados dentro de Cocuy.

 

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.