Qual é a melhor época para ir para Machu Picchu

quando ir para machu picchu
Melhor época para conhecer Machu Picchu é no inverno

Aí vai uma notícia que não é tão boa para os brasileiros: o verão, nossa época de férias, não é um bom momento para ir para Machu Picchu. É exatamente nesta época que acontece a temporadas de chuva por todo o território alto e plano da Cordilheira dos Andes – o chamado altiplano.

Entre dezembro e fevereiro, a probabilidade de precipitações, por dia, supera os 50%. A quantidade também é considerável: 70% de toda as chuvas que ocorre durante um ano acontece na estação quente.

Claro que essas condições adversas acabam tendo algumas vantagens. Como o verão atrai menos turistas a Cusco e Machu Picchu, você terá muito mais condições de negociar um preço melhor para os passeios e não encontrará uma multidão nas atrações que for conhecer. Restaurantes e hotéis também praticam preços melhores na baixa temporada.



Inverno, melhor época para Machu Picchu

Entre maio e agosto, pode-se dizer que praticamente não chove em Cusco, Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas. A precipitação média acaba ficando abaixo dos 3mm!

As chuvas, no inverno, costumam ser passageiras, como nossas chuvas de verão.

Em compensação, prepare-se para o frio e uma diferença de temperatura entre os dias e as noites: se as temperaturas são agradáveis durante o ano todo (média de 14º), podem ficar negativas durante as noites de inverno.

As vantagens do verão

No verão, as chances de pegar tempo encoberto ou chuvoso são maiores. Mas com a baixa temporada também vem cidades e sítios arqueológicos mais vazios.

Com menos turistas, os preços também acabam baixando e a possibilidade de negociação aumenta.

O que recomendamos é que reserve de dois a três dias extras em seu roteiro para um possível imprevisto e que não compre seu ingresso antecipado, caso for viajar no verão, a não ser que queira subir a montanha Huayna Picchu ou tiver um roteiro curto, com pouca flexibilidade.

.: Saiba como comprar seu ingresso antecipado para Machu Picchu

Como é Machu Picchu mês a mês

chuva em machu picchu

Junho, julho, agosto – Meses mais secos do ano, com chuvas passageiras. Temperaturas instáveis, indo dos 20º e caindo até os 0º pela madrugada. Nessa época, pode ser interessante reservar ingressos com alguns dias de antecedência se pretende visitar Machu Picchu em finais de semana ou feriados nacionais, em razão do fluxo de peruanos que aproveitam as datas para conhecer o sítio inca. Também prepare-se para encontrar alguns lugares lotados e gastar um pouco mais em hospedagens, alimentação e até nos tours, pois esta época é considerada alta temporada.

Maio e setembro – Em alguns anos, maio e setembro chegam a ser tão secos quanto os meses do inverno, mas é difícil precisar isso. De toda forma, estão dentro da temporada seca, com algumas vantagens. As temperaturas são mais instáveis, dificilmente ficando abaixo dos 5º, além da margem de negociação com presadores de serviço, que pode ser maior com um fluxo menor de turistas pela cidade

Dezembro, janeiro e fevereiro – São os meses mais chuvosos do ano. As temperaturas ficam mais estáveis, em torno dos 20º e dificilmente chegam aos 5º. Também é o período que há menos turistas na região e os preços são mais baratos e com maior possibilidade de negociação.

Em razão do menor fluxo de visitantes e do tempo instável, é recomendável que você não compre o ingresso antecipado (a não ser que queira subir a montanha Huayna Picchu) e tenha dois ou três dias do seu roteiro ‘reservados’ para algum imprevisto.

Março, abril, outubro e novembro – Nesses meses, o tempo costuma ser chuvoso, principalmente na primeira quinzena de março e nos últimos 15 dias de novembro. Lembre-se que, quanto mais próximo dos meses do inverno, menos chances de tempo encoberto e chuvoso.

Está gostando das dicas?

Então conheça o Guia do Mochileiro Aventureiro – Machu Picchu e Cusco. Ele reúne todas as informações que você precisa para fazer uma viagem única, do seu jeito, por Machu Picchu, Cusco e o Vale Sagrado do Incas com duração de 3 dias a 2 semanas! Clique aqui e saiba mais.

Cuidados ao ir para Machu Picchu no verão

Se você tem sua viagem programada para o verão e for possível deixar um ou dois dias reservados para um possível imprevisto, aconselho a não desmarcar sua viagem ou desfazer seus planos de conhecer Machu Picchu.

O tempo é cada vez mais imprevisível. O que não quer dizer que você encontrará chuva se for para Cusco no verão – porém tenha em mente que a probabilidade é maior. Esteja minimamente preparado, com uma capa de chuva e calçados impermeáveis!

Um dos problemas de chuvas intensas é que as estradas da região descem e sobem encostas de montanhas por caminhos sinuoso e atravessam diversas pontes. Não é incomum que ocorra algum desmoronamento de terra por sobre uma via terrestre ou férrea ou que o nível dos rios suba momentaneamente e impeça a passagem de veículos.

Experiências em janeiro, setembro e dezembro

Cidade de Machu Picchu vista desde Huayna Picchu
Machu Picchu em janeiro, visto desde a trilha para Huayna Picchu

Já fomos para a cidade inca duas vezes. Primeiro em fevereiro, bem na temporada de chuvas. Não tivemos problemas de trafegar por nenhuma estrada, mas durante todo o período que passamos em Cusco e Águas Calientes, praticamente não vimos o sol. A precipitação não era forte, mas chuviscava ou garoava constantemente.

A segunda vez em Machu Picchu foi em finais de setembro, um período em que estão começando as precipitações mais severas. Caía uma tromba d’água praticamente todos os dias, geralmente próximo ao horário do meio-dia ou ao por do sol, mas era isso. A chuva era forte, mas não durava mais de alguns minutos, muito similar as chuvas de verão do Brasil. Depois o tempo abria e o sol voltava a brilhar.

Pra quem tem receio em ir na temporada de chuvas, a Denise, do blog Chicas Lokas, visitou Machu Picchu em dezembro e foi até o sítio Inca a partir de uma trilha de 5 dias. Vale a pena conferir o relato dela sobre o trekking Salkantay.

E se gostou das informações, não deixe de conhecer o Guia do Mochileiro Aventureiro!

Henrique Lammel

Jornalista e produtor de conteúdo

6 comentários em “Qual é a melhor época para ir para Machu Picchu

  • junho 22, 2019 em 9:37 am
    Permalink

    Alguém que foi em maio, pode nos contar a experiência de como foi a viagem?

    Resposta
    • abril 24, 2019 em 5:19 pm
      Permalink

      Oi Rafa! Em novembro, estão começando as temporadas de chuva. Quanto a preços, lotações, vai encontrar uma cidade mais tranquila, sem tanta gente e com uma possibilidade de negociar melhor os valores de tours e coisas do tipo.

      Se tiver escolha, tenta ir mais pro começo de novembro, que já diminui bastante a chance de chover.

      Resposta
  • abril 21, 2019 em 7:23 pm
    Permalink

    Olá, sabe dizer se tem muitos turistas em setembro? E qts graus, aproximadamente, deve fazer nesse mês.

    Resposta
    • abril 21, 2019 em 10:28 pm
      Permalink

      Oi Natália! A última vez que fui, foi em setembro e estava beeeem tranquilo! Peguei algumas noites mais frias, mas nada abaixo de 5º!

      Resposta
  • abril 17, 2019 em 3:58 pm
    Permalink

    Exatamente, o momento mais confortável para viajar a Machu Picchu é quando as chuvas caem e, em Cusco, termina no início de abril, o céu azul já é apreciado e as chuvas já estão recuando.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.